Início > Unipampa busca estabelecer acordo de cooperacao em viagem noruega
Data de Publicação 15/12/2017 - 18:18 Atualizado em 15/12/2017 - 18:18 2459 visualizações

Unipampa busca estabelecer acordo de cooperação em viagem à Noruega

Por Sofia Viero Sorgetzt

Após a participação na cerimônia de entrega do prêmio Nobel de 2017, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen e o professor Cristian Wittmann cumpriraram agenda na Embaixada Brasileira na Noruega e na Universidade de Oslo. Segundo Hansen, a intenção dos encontros foi a expansão de parcerias da Unipampa com outras instituições.

Na segunda-feira, 11, Hansen e Wittmann foram recebidos pelo embaixador brasileiro na Noruega e Islândia, George Monteiro Prata. Na reunião, foi manifestado o reconhecimento da comunidade diplomática pelo Brasil e pela Unipampa como partes da organização laureada com o Nobel da Paz. Ainda, de acordo com Wittmann, o embaixador brasileiro colocou-se à disposição para contribuir no fortalecimento da internacionalização da Unipampa e da relação bilateral entre Brasil e Noruega.

Na Universidade de Oslo, Hansen e Wittmann estiveram reunidos com o reitor Svein Stølen e sua equipe. Durante o encontro, foram discutidos temas relativos a intercâmbios e parcerias entre as universidades. Segundo o professor Cristian Wittmann, a ampliação do esforço de internacionalização da Unipampa com a contribuição de estudantes, docentes e técnicos levará à qualificação das ações de ensino, pesquisa e extensão.

O reitor da Universidade de Oslo e sua equipe afirmaram que a cooperação com a Unipampa é de interesse da instituição. O grupo manifestou interesse em ampliar as parcerias em rede principalmente em áreas como biodiversidade, óleo e gás, energias renováveis, além de temas relacionados à paz e segurança internacional.

O acordo de cooperação será avaliado por setores jurídicos de ambas as universidades.

• Representantes da Unipampa com o embaixador do Brasil na Noruega e Islândia.
      Na foto, da esquerda para a direita, o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, o embaixador do Brasil na Noruega e Islândia, George Monteiro Prata e o professor Cristian Wittmann.
    • Representantes da Unipampa com o reitor da Universidade de Oslo e equipe.
      Reunião na Universidade de Oslo. Na foto, da esquerda para a direita, o professor Cristian Wittmann, professor Morten Daehlen, o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, o reitor da Universidade de Oslo, Svein Stølen, e a professora Nora Sveaass.