Início > Unipampa celebra dez anos com comunidade bageense
Data de Publicação 12/01/2018 - 13:20 Atualizado em 12/01/2018 - 16:37 2654 visualizações

Unipampa celebra dez anos com a comunidade bageense

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Promover o desenvolvimento regional e trazer ensino superior público, gratuito e de qualidade. Foi com essa missão que há dez anos era assinada a lei de criação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Na noite de ontem a instituição comemorou o aniversário com celebração na Praça dos Esportes, em Bagé, com a presença de mais de 500 pessoas.

Além de apresentações musicais, o público entoou os parabéns e assistiu a uma sessão de cinema. Participaram da solenidade a Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proext), Nádia Bucco, o Pró-reitor de Graduação (Prograd), Ricardo Carpes, o Pró-reitor de Administração (Proad), Evelton Ferreira, o Pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), Luís Hamilton Tarragô Pereira, o Pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Diogo Alves Elwanger, o Diretor do Campus Bagé, Cláudio Sonáglio Albano, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara e o presidente da Câmara de Vereadores, Edmar Fagundes.

Para o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, a instituição hoje é produto dos esforços de todos que se dedicaram com afinco e determinação, nestes 10 primeiros anos. “A minha avaliação desta trajetória é muito positiva, pois estamos conseguindo cumprir com nossa meta que é uma instituição voltada para desenvolvimento do ensino de qualidade, da pesquisa de ponta, da extensão para a comunidade e inovação cumprindo portanto com a sua missão de desenvolvimento regional, nacional e internacional. É uma universidade pública, gratuita e inclusiva, que cumpre com seu papel social e para a educação do país. Nos cursos de graduações presenciais, à distância, especializações, mestrados e doutorados ultrapassamos a marca de 120 cursos, com mais de 14 mil alunos e a maioria de seus cursos bem posicionados no ‘ranking’ nacional”, declarou o reitor.

Uma das servidoras com mais tempo de trabalho na Unipampa, Elenara Lami, conta que na época de sua posse a Unipampa ainda era uma expectativa na região. “Estavam começando as primeiras movimentações das prefeituras para instalação da instituição nos prédios cedidos, tudo de uma forma improvisada. Trabalhar em uma instituição federal de ensino despertava meu interesse por ser algo mutante e em constante evolução. Tenho clareza que a Unipampa é o meu trabalho, mas tenho a certeza que o convívio neste lugar tão diverso contribui muito para o meu desenvolvimento pessoal ​e profissional”, contou ela.

Daniel Viégas é Pró-Reitor Adjunto de Gestão de Pessoas e começou a fazer parte do quadro de servidores da Universidade há quase 11 anos. Para ele, a instituição é uma excelente oportunidade de crescimento profissional na região. Segundo ele, antes de sua criação, havia um mercado de trabalho limitado a atividades ligadas ao comércio ou a pecuária. “A Unipampa ampliou nossos horizontes, dando oportunidade de crescimento intelectual e profissional. Tivemos um grande crescimento, começamos do zero, e hoje somos uma universidade reconhecida nacional e internacionalmente”, frisou ele.

Para a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Nádia Buco, a noite de ontem foi inesquecível e ficará marcada na memória: “Celebramos uma década da assinatura da Lei de Criação da Unipampa, foram momentos de confraternização entre os servidores, estudantes, colaboradores e a comunidade bageense. E temos muito a comemorar, pois trabalhamos com a educação e ela transforma as pessoas que transformam os lugares. Nestes 10 anos muitas vidas e realidades foram transformadas. Agradecemos a quem teve a coragem de começar a fazer esta história e a todos que vem contribuindo no dia a dia para construirmos juntos, a Universidade que queremos cada vez mais justa, plural e democrática”, concluiu ela.