Início > Unipampa concede merito universitario mario benedetti
Data de Publicação 06/11/2018 - 23:04 Atualizado em 06/11/2018 - 23:04 1045 visualizações

Unipampa concede Mérito Universitário a Mário Benedetti

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O engenheiro e professor da Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina), Mario Benedetti, recebeu o primeiro Mérito Universitário concedido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A homenagem aconteceu na terça-feira, 6, e integrou a programação do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) que ocorre até o dia 8 de novembro, no Parque Internacional da Fronteira da Paz.

De acordo com o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, além da rica formação e produção intelectual, Benedetti é um dos poucos pesquisadores do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear e da equipe que desenvolve o maior acelerador de partículas já produzido no mundo: o Grande Colisor de Hádrons. “Mario Benedetti é simbolicamente um representante latino-americano nesta grande iniciativa, contribuindo com o estudo da origem das coisas. Tendo participado ativamente do nono Siepe o Professor passou a ser um embaixador da Unipampa na Argentina e no mundo”, relatou Hansen.

Para Benedetti, a homenagem é motivo de muito orgulho e felicidade. “Me deixa muito contente receber esta homenagem. Minha primeira especialização como engenheiro foi no em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Receber o prêmio no mesmo estado me deixa muito contente, é um presente da vida. Me sinto orgulho e unido com a América Latina, Uruguai, Brasil e vários países do mundo onde tenho a oportunidade de estar e divulgar”, declarou o professor.

Mario Benedetti nasceu na Itália, 02 de abril de 1945. Posteriormente naturalizou-se argentino, onde cursou a Faculdade de Engenharia de Telecomunicações, na Universidad Nacional de La Plata, entre 1962 e 1968. É professor titular da Faculdade de Ingenieria da Universidad Nacional de La Plata, desde 1985. Atua nas áreas de conhecimento: Controle Automático, Instrumentação Eletrônica, Eletrônica de Potência, Interferência Eletromagnética, Controle de Movimento, Sistemas Digitais Aplicados, Microcontroladores e Controle Industrial.

Benedetti é um dos principais pesquisadores do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas e Técninas (Conicet) e cientista adjunto do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) onde participou do desenvolvimento do Grande Colisor de Hádrons (LHC) denominado “A máquina de Deus”, acelerador e detector de partículas ao mesmo tempo.

Após a cerimônia de concessão, o professor ministrou a Conferência Magna de Abertura do 10º Siepe com o tema “A Origem das Coisas e a Evolução do Universo”.

Benedetti foi a primeira personalidade a receber o Mérito Universitário pela Unipampa. Foto: Milene Marchezan
Tags: SIEPE