Início > Unipampa e destaque na mostra de videos do 37o seurs
Data de Publicação 08/07/2019 - 18:31 Atualizado em 08/07/2019 - 18:31 1299 visualizações

Unipampa é destaque na mostra de vídeos do 37º Seurs

O trabalho do Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) “Motus #2: espalhando amor através da literatura”, recebeu destaque de melhor vídeo na área temática Cultura do 37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) que ocorreu nos dias 3 e 4 de julho de 2019, na Universidade Federal de Santa Catarina, no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, em Florianópolis.

A delegação da Unipampa foi organizada pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proext) e composta por pessoas de todos os campi, com o intuito de levar trabalhos de apresentação oral, vídeos, apresentação cultural e participar do encontro “Conversando a Extensão”. Segundo o Pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Lucyk Maurer o objetivo do evento foi de promover o intercâmbio entre as Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul, estimulando o diálogo interinstitucional, a troca de experiências entre docentes, discentes e comunidade e a mostra das ações extensionistas desenvolvidas pela Unipampa.

A 37ª Edição do Seurs trouxe uma novidade que foi a apresentação dos trabalhos em forma de vídeos, exibidos em totens eletrônicos distribuídos no Hall do Centro de Cultura e Eventos. Através desses totens, os participantes puderam acessar os vídeos de forma interativa. O trabalho do Campus Alegrete “Motus #2: espalhando amor através da literatura”, recebeu destaque de melhor vídeo na área temática Cultura, e foi representado pela Coordenadora Aline Mello e discente Amanda Fagundes Gobus Lopes.

Houve também a participação da Unipampa na parte de apresentações culturais, com o Projeto Música na Universidade, do Campus São Gabriel, o grupo musical Vitrola 220, que consiste em um encontro de pessoas, ritmos e diferentes vertentes musicais, com suas músicas autorais que versam sobre questões ambientais e sociais, animou o evento com uma apresentação musical.

“Há tempos não participava do Seurs. A viagem até Florianópolis foi uma jornada de reencontros e novas conexões. O evento, rico, diversificado, de preciosas reflexões. Muita arte, sensibilidade e afetos. Alegria também de poder presenciar a conquista da Motus #2, onde docentes e estudantes tão dedicados desenvolvem um trabalho sensível e em rede, com o apoio inestimável de avaliadores de Alegrete e de alcance internacional”, relatou a docente e coordenadora da Comissão Local de Extensão do Campus Alegrete, Amanda Meincke Melo.

Com o tema “Extensão e Inovação”, o seminário veio para reforçar o conceito de uma extensão universitária transformadora da realidade social, não se limitando apenas à formação de alunos, através da aplicação de conhecimentos e práticas além da universidade, gerando valor e permitindo que a sociedade possa se beneficiar de criações e inovações desenvolvidas no âmbito universitário, ajudando a resolver problemas sociais e mercadológicos. Foram sugeridos temas de tendências da inovação para se explorar com a extensão universitária: Futuro do Trabalho, Novas Tecnologias, Pensamento Pós-digital e Metodologias de Exploração de Futuro.

Delegação da Unipampa participou do 37 Seurs. Foto: Divulgação
      O projeto Motus #2: espalhando amor através da literatura recebeu destaque de melhor vídeo na área Cultura. Fotos: Divulgação
      A Banda Vitrola 220 fez um show contagiante durante o 37º Seurs. Fotos: Divulgação