Início > Unipampa inaugura o terceiro planetario do rio grande do sul
Data de Publicação 26/09/2017 - 18:06 Atualizado em 26/09/2017 - 18:06 2726 visualizações

Unipampa inaugura o terceiro planetário do Rio Grande do Sul

Planetário localiza-se no Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa
Por Franceli Couto Jorge

Servidores, discentes, comunidade e autoridades locais prestigiaram, na última sexta-feira, 22, a cerimônia de inauguração do Planetário da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que é o terceiro construído no estado do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no auditório do Campus Bagé. As atividades de inauguração não se limitaram ao dia 22 e incluíram ações na quinta-feira, 21, e, também, no sábado, 23.

O diretor do Planetário, professor Guilherme Marranghello, disse que o local tem fundamental importância para a área da educação. “Ele é voltado para o público externo à universidade, mas, é claro, que contribui muito para os alunos da Unipampa”, afirmou. “O Planetário é um marco na cidade, uma referência, onde as pessoas sabem que vai ter divulgação e popularização da ciência”, finalizou.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Nádia Bucco, destacou a importância da inauguração do planetário, não só para a Unipampa, mas para toda a região, para as escolas, para as crianças, para a educação básica. “É a popularização da ciência”, enfatizou. O Planetário é um órgão suplementar da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) da Unipampa.

Para o reitor da instituição, professor Marco Antonio Fontoura Hansen, “o planetário é um instrumento de arte, cultura e ciência, onde propicia uma sala de aula imersiva em que o aluno tem a possibilidade de sentir, ouvir e ver imagens de diferentes aspectos do nosso sistema solar e do universo”.

Atendimentos

Apenas com o planetário móvel, sem a estrutura atual, o projeto Astronomia para Todos, ao qual o Planetário faz parte, já atendeu 37 mil pessoas. Segundo Marranghello, “com essa estrutura pronta, a gente planeja, não só com ela, mas com planetários móveis que vão poder viajar muito mais pela região da Campanha, atender 20 mil pessoas por ano”.

Agendamento das escolas

Os professores que desejam levar turmas de alunos para visitar o Planetário deverão preencher formulário online disponível em http://porteiras.s.unipampa.edu.br/planetario/agenda/, informando o número de estudantes, a sessão a qual deseja assistir e o horário. Sugere-se que sejam agendadas turmas de até quarenta pessoas, que é a capacidade de lugares do local. As sessões possuem duração variada, por isso, recomenda-se reservar entre uma e duas horas para a visitação ao planetário.

Visitação aberta ao público em geral

O Planetário também terá sessões abertas ao público, que não precisam de agendamento prévio. Os interessados em conhecer o local e a assistir às sessões, gratuitamente, podem comparecer às quintas-feiras, às 20h e 21h, ou aos sábados, às 16h, 17h e 18h. Apesar das sessões serem indicadas para todos os públicos, Marranghello salienta que as mais apropriadas para as crianças ocorrerão aos sábados, às 16h. A programação mensal pode ser conferida na Fanpage do Planetário.

Outras ações

O projeto Astronomia para Todos possui outras atividades como formação de professores, palestras, observações e as sessões. “Nós já atendemos várias vezes o município de Bagé e outras cidades também com cursos para inserir a astronomia na sala de aula”, explica Marranghello.

Atividades de inauguração

A programação de inauguração iniciou na quinta-feira, 21, com o plantio de árvores. Às 18h, foi possível assistir ao documentário “Astronomia para Todos: um berçário estelar”, seguido da palestra “Do Big Bang ao Planetário: 13,7 bilhões de anos escrevendo a nossa história!”.

Na sexta-feira, 22, além da cerimônia de inauguração, ocorreu a palestra com o tema “Planetários e a Política Pública de Divulgação de Ciência e Tecnologia no Brasil: algumas relações e desafios”, ministrada por Douglas Falcão, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Também foram realizadas sessões à tarde e à noite, além da celebração do Equinócio da Primavera.

No sábado, 23, também tiveram três sessões: a primeira delas, As aventuras de Zito, voltada ao público infantil; seguida pelas sessões Palco Celeste e Fronteiras.

• Abertura oficial do Planetário ocorreu na sexta-feira, 22 - Foto: Ronaldo Estevam
    • Autoridades acadêmicas e vice-prefeito de Bagé compuseram mesa de honra - Foto: Ronaldo Estevam
    • Programação de inauguração iniciou com o plantio de árvores - Foto: Ronaldo Estevam
    • Plantio de árvores mobilizou comunidade acadêmica - Foto: Ronaldo Estevam