Início > Unipampa integra comissao organizadora de evento sobre paulo freire
Data de Publicação 18/04/2017 - 17:30 Atualizado em 24/04/2017 - 15:22 2493 visualizações

Unipampa integra comissão organizadora de evento sobre Paulo Freire

Fórum de Estudos será realizado na FURG, em Rio Grande
Por Sofia Viero Sorgetzt

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) integra a comissão estadual organizadora do XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. O evento, cujo tema é "Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões”, será realizado nos dias 1,2 e 3 de junho no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

O Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire é um evento realizado desde 1999 inspirado na obra do autor. A pauta do Fórum é o desenvolvimento de uma educação de qualidade e socialmente comprometida com a transformação social. Desde sua criação, o Fórum busca articular os saberes acadêmicos com os saberes oriundos de diferentes práticas sociais. Além das Instituições Universitárias, o Fórum Paulo Freire se articula com escolas, Secretarias Municipais de Educação, Movimentos Sociais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e Associações Populares.

Os interessados podem se inscrever até o dia 02 de maio. As inscrições serão realizadas apenas com autoria de trabalho. O evento oferece duas modalidades de inscrição: Comunicação Oral e Outras Formas de Expressão. Na modalidade Comunicação Oral, os trabalhos podem ser enviados como Trabalhos Completos, de 8 a 12 páginas ou Resumo Simples, com 20 linhas, além de relato de experiência ou ensaio teórico. A modalidade Outras Formas de Expressão abrange diversas manifestações culturais que acolham a perspectiva freiriana e os trabalhos podem ser enviados na forma de resumo simples sem limite de autores. 

O valor da inscrição é de R$40. Estudantes que fazem parte do sistema de cotas têm isenção da taxa mediante comprovação da condição. Também serão disponibilizadas vagas de alojamento para os participantes. Demais informações podem ser encontradas no site oficial do Fórum Paulo Freire.

A Unipampa também realizará ​o Pré-Fórum Leituras de Paulo Freire com a temática ​"Ações Afirmativas, Universidade & Educação Popular" no dia 6 de maio, ​no Campus Jaguarão.