Início > Unipampa integra dia nacional de mobilização de combate ao aedes aegypti neste sábado 13
Data de Publicação 12/02/2016 - 13:12 Atualizado em 13/03/2016 - 21:55 2550 visualizações

Unipampa integra dia nacional de mobilização de combate ao Aedes aegypti neste sábado, 13

Por Aline Reinhardt da Silveira

No esforço nacional em combate o vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, 220 mil militares se somarão a representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais para orientar a população e reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) também faz parte deste esforço. O reitor, professor Marco Antonio Fontoura Hansen, foi convocado pelo ministro da Casa Civil e participará neste sábado, 13, das ações da “Mobilização Nacional Continuada para Enfrentamento do Aedes Aegypti”, que ocorre simultaneamente em pelo menos 356 municípios de todo o Brasil.

Ao lado da presidente Dilma Roussef, ministros, secretários executivos, reitores e presidentes de empresas públicas, autarquias e fundações federais, o reitor da Unipampa participará das ações do dia de combate ao mosquito no município de Santa Cruz do Sul, para o qual foi convocado e de onde é natural. Nas cidades brasileiras de maior porte, em 13 de fevereiro, ocorrerão visitas a residências, acompanhadas de agente de saúde e/ou militar; visitas às salas estaduais e municipais de Coordenação e Controle para Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus; visitas a estabelecimentos públicos (escolas, unidades de saúde, hospitais), e participação em eventos organizados pela prefeitura (limpeza urbana, atividades educativas, etc.).

As dez cidades em que há campus da Universidade também estão engajadas na mobilização regional por meio de ações de suas prefeituras e Forças Armadas. Na Unipampa, os pró-reitores têm debatido em reuniões a mobilização em combate ao mosquito. Em reunião nessa quinta-feira, 11, os gestores foram novamente convocados a se envolver pessoalmente nas ações de combate e conscientização a respeito da ameaça do Aedes aegypti e assistiram a uma palestra com pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Extensão e doutor em Zoologia – Parasitologia, professor Rafael Maurer, a respeito dos mecanismos de ação do mosquito, riscos e consequências das doenças que o inseto transmite.

“Toda a comunidade acadêmica, em especial os servidores, estão convidados a participar da ação e registrar essa mobilização em fotos ou vídeo. É uma ação mundial e a comunidade acadêmica pode e deve ajudar facilitando a entrada dos agentes em suas casas, compartilhando informações com vizinhos e amigos, e se envolvendo ativamente no combate aos focos do mosquito”, reforça o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen.

Mobilização nacional e local

Em ofício convocatório para a mobilização nacional, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, destacam a importância da intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti face à “elevação da ocorrência de casos de microcefalia causada pelo Zika Vírus em todas as unidades da federação”.  Na Unipampa, além da participação do reitor nas atividades em Santa Cruz do Sul, a Proext estará na Praça da Estação em Bagé auxiliando o Exército no esclarecimento a toda a comunidade. As ações serão ampliadas posteriormente na recepção aos calouros de 2016 e as direções, servidores e estudantes de cada uma das Unidades estão convidados a participar desta mobilização.

Conforme explica o professor Rafael Maurer, o combate ao mosquito é essencial para se evitar a proliferação das doenças. “Onde temos o vetor, o mosquito, pode ter a doença. A gente luta para combater o vetor, por que sem ele se interrompe o ciclo da doença”, explica o parasitologista. As dicas para evitar o acúmulo de água e auxiliar na eliminação do Aedes aegypti seguem as mesmas das campanhas contra a dengue: promover a limpeza de calhas para que não haja acúmulo de água; armazenar e descartar os resíduos sólidos e líquidos corretamente; encaminhar pneus velhos ao serviço de coleta urbana ou guardá-los em local abrigado da chuva e do acúmulo de água; manter caixas d’água fechadas com tampas adequadas; armazenar garrafas e vasilhames de cabeça para baixo.

Com a mobilização nacional, a Unipampa lança o desafio para que cada um dos servidores e estudantes da Unipampa registre em foto ou vídeo a ação que realiza em casa ou no trabalho para combater o acúmulo de água, virando vasos, baldes, garrafas e que compartilhe a ação desafiando mais cinco amigos a fazer o mesmo. As fotos e vídeos das ações em prol do combate ao Aedes aegypti podem ser enviadas ao e-mail proext@unipampa.edu.br, com um breve relato sobre os locais registrados nas imagens.

Matérias Relacionadas:

Unipampa mobiliza-se para combate ao Aedes aegypti

Unipampa participa de reunião em Brasília sobre Pacto da Educação contra o Aedes aegypti