Início > Unipampa investe cerca de r 15 milhao em programas de permanencia estudantil
Data de Publicação 23/02/2017 - 14:49 Atualizado em 11/04/2017 - 11:35 9659 visualizações

Unipampa investe cerca de R$ 1,5 milhão em programas de permanência estudantil

Podem participar da seleção estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou, na quarta-feira, 22, o Edital nº 56/2017, que rege a seleção de candidatos aos programas do Plano de Permanência, destinado a estudantes matriculados em cursos de graduação presencial e em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Nesta edição, será destinado o valor mínimo de R$ 1.450.000,00, para os programas de: Alimentação Subsidiada; Moradia Estudantil; Apoio ao Transporte; Apoio à Instalação Estudantil e Auxílio Creche.

As inscrições podem ser feitas no período de 06 de março a 20 de abril, por meio do preenchimento de formulário de inscrição, disponibilizado no sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). Além disso, o formulário precisa ser impresso e entregue, em envelope lacrado e identificado com nome do discente, curso e matrícula, acompanhado de toda a documentação exigida para comprovação da situação socioeconômica.

Entre os critérios para inscrição é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado em, no mínimo, 20 créditos semanais; comprovar renda familiar mensal per capita não excedente a um salário mínimo e meio nacional (em 2017, equivalente a R$ 1.405,50); apresentar os documentos referentes à composição familiar, renda, situação patrimonial, comprovação de residência, situação acadêmica e outros detalhados no Edital nº 56/2017, que confirmem a situação de vulnerabilidade socioeconômica do discente e sustentem a concessão do(s) benefício(s).

O discente poderá ser contemplado em mais de uma modalidade de benefício, dentre as que são cumulativas, desde que as solicite especificamente no formulário de inscrição e seja comprovada sua necessidade. É permitida a inscrição de aluno que exerça atividade remunerada de trabalho, respeitando o limite de renda estabelecido pelo edital.

O resultado final está previsto para ser divulgado em 07 de junho de 2017.

Confira cada um dos programas e seus respectivos auxílios:

• Programa de Alimentação Subsidiada

Compreende duas modalidades: Auxílio Alimentação e Alimentação Subsidiada. A primeira destina-se a contribuir com as despesas provenientes da necessidade de refeição diária do discente. Nos campi em que houver restaurante universitário em funcionamento, o valor do auxílio é de R$ 80. Nos demais campi, o auxílio será de R$ 160. Já a alimentação subsidiada é destinada aos beneficiários do Plano de Permanência, que poderão acessar o restaurante universitário, nos campi em que há RU em funcionamento, com o valor da refeição totalmente pago pela Universidade.

• Programa de Moradia Estudantil

Auxílio-moradia e vaga na moradia estudantil são as duas modalidades deste programa, de acordo com a situação do campus onde o discente estiver matriculado. Na primeira opção, o estudante conta com um auxílio no valor de R$ 250, que visa contribuir com as despesas decorrentes de pagamento de aluguel ou similar, de discentes cuja residência seja externa ao município de seu campus ou na zona rural e que necessitam fixar residência em região urbana no município onde está localizado o respectivo campus. Já a vaga na moradia estudantil é um espaço de acolhimento e moradia, de caráter temporário e gratuito, aos acadêmicos que apresentem comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica e provenham da zona rural ou de municípios externos ao do campus, em território nacional ou em área de Fronteira, nos campi onde a modalidade é oferecida.

• Programa de Apoio ao Transporte

Compreende as modalidades de auxílio-transporte e auxílio-transporte rural, respectivamente, nos valores de R$ 80 e R$ 100. Os auxílios visam a contribuir com as despesas de transporte até o campus para atividades acadêmicas regulares.

• Programa de Apoio à Instalação Estudantil

Exclusivo para discentes ingressantes, o auxílio consiste no pagamento de parcela única no valor de R$ 400. O objetivo do benefício é contribuir com as despesas de transporte de mudança, de hospedagem e de aluguel, dentre outros custos relacionadas à instalação do discente na cidade onde está situado o campus ao qual estará vinculado.

• Programa de Auxílio Creche

Consiste no auxílio financeiro aos estudantes de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos da rede pública de educação e que tenham filhos em idade de zero até 5 anos, 11 meses e 29 dias. O valor do benefício é de R$ 80 por filho e será repassado até o limite de três crianças por discente. Se o pai e a mãe forem concomitantemente discentes da Unipampa, o benefício será concedido a apenas um.

Para mais informações, acesse: Edital nº 56/2017 - Inscrição e Seleção de Candidatos ao Plano de Permanência