Início > Unipampa lanca campanha contra h1n1
Data de Publicação 31/05/2016 - 14:59 Atualizado em 01/06/2016 - 08:39 7331 visualizações

Unipampa lança campanha contra H1N1

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou nesta terça-feira (31) uma campanha para alertar a comunidade acadêmica sobre a Gripe H1N1 e o seu agente causador, o vírus Influenza Suína A (H1N1). As peças serão divulgadas nas páginas da instituição no facebook e twitter com dicas sobre as formas de contaminação e prevenção. O material também está disponível para ser baixado neste link e impresso, caso necessário.

Neste ano no Rio Grande do Sul já foram confirmados 364 casos, sendo que destes, 72 chegaram a óbito. A região metropolitana concentra o maior número de casos confirmados de Influenza no Estado até o momento (58,8%), seguido da região norte (10,7%) e da serra (8,8%). O município com o maior número de casos confirmados é Porto Alegre (30,5%). Os casos foram confirmados em pacientes com idades que variam de 0 a 89 anos.

Dos municípios onde a Unipampa está inserida, Bagé já teve um caso confirmado, e Dom Pedrito, assim como São Borja, três casos, porém no último município dois chegaram a óbito. Em São Gabriel a H1N1 infectou e levou duas pessoas a morte, e em Uruguaiana, uma.

A campanha da Unipampa alerta para as formas de contágio, que acontece de pessoa para pessoa, através da tosse, espirros e por outras formas de contato. Os sintomas são: febre alta (39ºC), tosse seca, dor no corpo e de cabeça intensa, dor de garganta, náuseas, vômitos e diarreia. A Influenza pode ser grave se houver falta de ar e pneumonia. Os sintomas surgem após dois a sete dias do contato com o vírus. O tratamento é feito com antitérmico e medicamento antiviral.

Os idosos, gestantes, crianças pequenas e portadores de doenças crônicas devem ser vacinados e ficar mais atentos ainda ao vírus, já que fazem parte do grupo de risco.

A Unipampa lembra que a prevenção deve ser feita sempre. Lavar e limpar as mãos com álcool em gel, evitar ambientes fechados, evitar aglomerações e principalmente a vacina antigripal, são formas de evitar o contágio com a Gripe.

    • Cartaz da campanha alerta para prevenção e formas de contágio.
      Cartaz da campanha alerta para prevenção e formas de contágio.