Início > Unipampa lanca eixo ii da avaliacao de desempenho dos taes
Data de Publicação 23/05/2017 - 10:45 Atualizado em 23/05/2017 - 11:49 2939 visualizações

Unipampa lança Eixo II da Avaliação de Desempenho dos TAEs

Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) irá realizar a primeira aplicação do Eixo II da Avaliação de Desempenho de 23 de maio a 23 de junho. O Eixo II é uma complementação à primeira etapa da avaliação (Avaliação de Desempenho para Progressão, Eixo I), que tem por base o Plano de Trabalho proposto e desenvolvido pelo servidor. A avaliação será aplicada através da plataforma de pesquisas e enquetes Lime Survey da Diretoria de Tecnologia e Comunicação (DTIC). A participação será opcional e anônima, com convites encaminhados por e-mail a todos os técnicos-administrativos em educação. Os resultados serão divulgados através de um relatório detalhado.

A novidade visa identificar e avaliar aspectos do trabalho dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) que extrapolam o planejamento e as tarefas individuais (contempladas na no Eixo I).  O Eixo II, portanto, permite investigar o funcionamento das equipes, a atuação das chefias, as condições de trabalho, a adequação da força de trabalho, as necessidades de desenvolvimento, a intenção de rotatividade e elementos ligados à satisfação e a motivação dos servidores. A influência desses fatores analisados sobre o desempenho individual e coletivo permite complementar o planejamento das Políticas de Desenvolvimento de Pessoal.

Segundo a Coordenadora de Gestão de Carreiras, Sandra Leon, “a concretização do Eixo II representa um passo importante para a realização da avaliação de desempenho em sua integralidade”.  Através da aplicação da pesquisa, a avaliação “deixa de ser apenas uma ferramenta de planejamento, organização, execução e avaliação. Passa a ser, também, uma ferramenta de crescimento dos servidores, cidadãos e profissionais a serviço da Unipampa”, conclui a coordenadora.

A inserção do Eixo avaliativo nos Sistema Guri está prevista para próximas edições, o que permitirá gerar diagnósticos mais detalhados. Promover o engajamento das chefias e a participação dos usuários na avaliação dos serviços prestados pelos órgãos da instituição também são melhorias previstas a partir dessa alteração.