Início > Unipampa lanca o processo de elaboracao do pdi 20192023
Data de Publicação 12/06/2018 - 11:33 Atualizado em 12/06/2018 - 17:46 2982 visualizações

Unipampa lança o processo de elaboração do PDI 2019/2023

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na última segunda-feira, 11, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou o lançamento do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2023.

Na oportunidade o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, falou sobre a importância dos discentes, técnico-administrativos e professores estarem envolvidos com o processo de elaboração do PDI, um instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, a diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver nos próximos cinco anos.

“Somos passageiros na Unipampa, temos que desenvolver uma programação para o futuro, com planejamentos factíveis, levando em consideração a conjuntura político-econômica atual”, falou Hansen. O reitor ainda complementou dizendo que: “esperamos contar com o compromisso e apoio de todos para continuarmos a construir uma Universidade pública, de qualidade, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada”.

Para o pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luís Hamilton Tarragô, o PDI tem como principal objetivo auxiliar as instituições de ensino superior a se prepararem para o futuro e constitui uma ferramenta essencial de planejamento estratégico para gestão e ensino. “O maior desafio na construção do novo Plano será sensibilizar a comunidade acadêmica para o cenário que vivenciamos, defender aquilo que conquistamos, aperfeiçoar a academia e prepará-la para um futuro cada vez mais suscetível a fatores externos”, explicou o pró-reitor.

Após as apresentações de Hansen e Tarragô, o administrador da Unipampa, Rafael Sais, explicou a metodologia do processo de elaboração do PDI, o conceito, finalidades, modelo estrutural, princípios para elaboração, princípios da construção do planejamento estratégico, processo simplificado, formatos de participação, atores responsáveis e o cronograma.

Durante a reunião foi constituída a Comissão Central de Elaboração do PDI composta pelo reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen; vice-reitor, Maurício Aires Vieira; a chefe de gabinete da reitoria, Magda Luiza Barreto; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proext), Nádia Bucco; o pró-reitor de Planejamento (Proplan), Luís Hamilton Tarragô; pró-reitor de Graduação (Prograd), Ricardo Carpes; pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Proppi), Pedro Roberto de Azambuja Madruga; pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progepe), Luiz Edgar Araújo Lima; pró-reitor de Administração (Proad), Evelton Machado Ferreira; pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Sandro Burgos; o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Pierre Corrêa Martin; o diretor de Assuntos Estratégicos e Interinstitucionais (Daeinter), Cristian Wittmann; e a diretora de Educação a Distância (Dead), Maria do Socorro Farias-Marques.

Lançamento do processo de elaboração do PDI aconteceu na última segunda-feira, 11. Foto: Ronaldo Estevam
      Comissão Central de Elaboração do PDI foi apresentada a comunidade universitário. Foto: Ronaldo Estevam
      O pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura falou sobre o PDI. Foto: Ronaldo Estevam
      O administrador da Unipampa explicou a metodologia utilizada para elaboração do PDI. Foto: Ronaldo Estevam