Início > Unipampa lanca pagina institucional no facebook
Data de Publicação 11/04/2016 - 15:27 Atualizado em 03/06/2016 - 09:41 3815 visualizações

Unipampa lança página institucional no Facebook

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Desde o dia 11, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com uma página institucional na rede social Facebook. Alunos, técnicos, professores e interessados em ingressar na Unipampa serão informados sobre assuntos relevantes na página “Universidade Federal do Pampa – Unipampa”, com o endereço facebook.com/UnipampaOficial.

A atuação da Unipampa no Facebook tem como objetivo estabelecer e consolidar a presença digital da instituição nas mídias sociais, criando canais de comunicação e relacionamento com todos seus públicos de interesse; promover a publicidade e a transparência dos atos da Universidade frente a todos os seus públicos de interesse; fortalecer a comunicação e o diálogo com a comunidade interna (docentes, discentes e técnico-administrativos em educação), e; dialogar com a comunidade externa, incentivando sua participação na Instituição.

Segundo o Plano de Atuação em Mídias Sociais da Universidade, o conteúdo a ser publicado na página será definido a partir de reuniões periódicas entre a equipe da Assessoria de Comunicação Social (ACS). Os posts terão como tema principal a Unipampa.

Ainda de acordo com o Plano, de um modo geral, todo o conteúdo a ser publicado deverá seguir os seguintes princípios:

Variável: Como se objetiva atingir uma gama de públicos com diferentes interesses em relação à Instituição, os canais oficiais da Unipampa deverão publicar conteúdos em seus mais diferentes tipos e formatos para, principalmente, fazer com que esses públicos mantenham o interesse na página ou perfil.

Humano: Postagens e respostas automatizadas tendem a diminuir o interesse do usuário na página/perfil. É preciso levar em consideração que o conteúdo para as mídias sociais, mesmo que institucional, deve possuir um tom informal, que seja capaz de provocar interações com o público e assim mantê-lo engajado na página. Publicações com tom extremamente formal podem acontecer, desde que não dominem todo o fluxo da timeline.

Frequente: A frequência de publicação do conteúdo pode ser fato decisivo para manter usuários engajados e interessados na página/perfil. É preciso evitar o flooding, inundação de conteúdo na linha do tempo do usuário, pois isso pode irritá-lo ou desinteressá-lo completamente sobre o que está sendo publicado. É preciso um certo espaço de tempo entre uma publicação e outra, que é variável em cada mídia social. Contudo, além do flooding, é preciso evitar postagens muito espaçadas (uma por dia, por exemplo), para que o usuário não esqueça da página/perfil. Até porque no Facebook, por exemplo, o alcance das publicações da página é diminuído, em relação a seus fãs, se as postagens ocorrerem com muito espaço de tempo.

Propagável: A propagação rápida de conteúdo é uma das principais características das redes sociais. Aqueles conteúdos que despertam, de alguma forma, interesse nos usuários, tendem a se espalhar organicamente pela rede. Nesse sentido, os conteúdos produzidos para as mídias sociais da Unipampa deverão, sempre que possível, ser simples, diretos e amigáveis, aumentando a possibilidade de propagação.

Oportuno: Sempre que possível o conteúdo pode usar de tendências momentâneas ou ainda eventos/acontecimentos externos ou internos para atingir o público e ser propagável ao mesmo tempo. Memes são bons exemplos de tendências que podem ser usadas para se passar informações importantes de uma maneira amigável aos públicos de interesse da Unipampa.

Credível: Por mais que se prefira o tom informal na comunicação via mídias sociais, é sempre importante manter o grau de credibilidade da instituição para com todos os seus públicos. Publicar ou compartilhar conteúdo de fonte não oficial ou desconhecida afeta a imagem da Universidade e a confiabilidade no canal.

No facebook da Unipampa também foi publicada uma nota com os Termos de Uso da página. Para acessá-la clique aqui.

Página oficial da Unipampa no Facebook