Início > Unipampa lanca projeto libras em cena
Data de Publicação 05/12/2017 - 16:59 Atualizado em 12/12/2017 - 14:17 2105 visualizações

Unipampa lança projeto Libras em Cena

Série de programas tem por objetivo despertar o interesse pela Língua Brasileira de Sinais
Por Sofia Viero Sorgetzt

Será lançado, nesta quinta-feira, 07, o projeto Libras em Cena, uma iniciativa do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) e da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Composto pela série de programas “Vamos aprender Libras?”, o Libras em Cena tem como objetivo despertar o interesse pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e motivar as discussões sobre inclusão e acessibilidade dos surdos.

A série “Vamos aprender Libras” foi idealizada no início deste ano pelos servidores Ronaldo Estevam, técnico em audiovisual da ACS, responsável pela direção, edição e captação de imagens dos programas; Fernando Ramires e Lucas Ávila, tradutores e intérpretes de Libras que apresentam os programas, e pela então coordenadora do NInA, Mônica Brasil. A partir da série de programas se originou um projeto de extensão desenvolvido pela atual coordenadora do NInA, Marla Machado. Estevam, Ramires e Ávila elaboraram juntos os roteiros do programa. De acordo com Estevam, o projeto se faz necessário para a difusão da Libras na comunidade universitária, considerando que a Lei 10.436/2002 estabelece, em seu artigo 4º, que o sistema educacional federal deve garantir o ensino da Língua Brasileira de Sinais.

A série “Vamos aprender Libras?” inclui seis programas divididos em duas partes: a primeira conta com noções básicas de Libras e a segunda aproxima a comunidade ouvinte da cultura surda, trazendo curiosidades acerca de histórias e vivências. Os programas são direcionados ao público ouvinte que deseja aprender a se comunicar com pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

O projeto Libras em Cena será lançado na Casa do Idoso de Bagé, na rua Marcílio Dias, 800, às 18h. No lançamento, serão exibidos uma prévia e os dois primeiros programas da série “Vamos aprender Libras?”, intitulados, respectivamente, "Como solicitar para falar em LIBRAS com algum servidor?" e “Icônicos e Arbitrários”.

Após o lançamento, os programas serão disponibilizados quinzenalmente no site do projeto Libras em Cena.

• Banner publicitário em tons de azul anunciando o projeto "Livras em Cena".
      Lançamento do "Libras em Cena" ocorre nesta quinta-feira, 7.