Início > Unipampa participa da cerimonia de entrega do nobel da paz 2017
Data de Publicação 11/12/2017 - 18:04 Atualizado em 12/12/2017 - 17:01 4138 visualizações

Unipampa participa da cerimônia de entrega do Nobel da Paz 2017

Por Sofia Viero Sorgetzt

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) viveu um momento histórico neste domingo, 10. Representada pelo reitor Marco Antonio Fontoura Hansen e pelo professor Cristian Wittmann, a Unipampa participou da cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz 2017 em Oslo, na Noruega.

Com mais de 100 anos, o Nobel da Paz se dedica a reconhecer iniciativas que contribuíram com a manutenção da paz no mundo. A organização vencedora da edição 2017 do prêmio foi a ICAN, sigla em inglês para Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares, iniciativa que reúne 468 ONGs de 101 países com o objetivo de extinguir as armas nucleares do planeta.

O reconhecimento da ICAN vem da sua atuação crucial para o estabelecimento do Tratado sobre a Proibição das Armas Nucleares, instrumento adotado em conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) em 7 de julho deste ano, além da difusão de informações sobre o impacto catastrófico dessas armas.

A participação da Unipampa na cerimônia de premiação do Nobel da Paz 2017 decorre do fato de o professor Cristian Wittmann ser membro da ICAN. Além de integrar o Comitê Gestor da Campanha, Wittmann coordena o Grupo de Práticas em Direitos Humanos e Direito Internacional (Gpghdi), no Campus Santana do Livramento, onde leciona no curso de Direito e Gestão Pública.

O Gpghdi trabalha assuntos relacionados a minas terrestres, bombas cluster, armas nucleares, sistemas legais autônomos e outros temas que vinculam o controle de armas com a promoção dos Direitos Humanos. O grupo também promove iniciativas de mobilização da sociedade, palestras em escolas, contatos com parlamentares, audiências públicas, além de ter uma efetiva participação internacional em conferências nas quais estes temas são tratados. Nos últimos anos, Wittmann esteve em eventos em todos os continentes, contribuindo nos processos que culminaram na restrição e proibição de várias armas que causam impacto humanitário.

Além de participar da cerimônia de premiação do Nobel da Paz 2017, Wittmann coordenou um grupo de trabalho onde foram discutidas maneiras para incentivar mais países a assinarem o Tratado sobre a Proibição das Armas Nucleares.

Receberam conjuntamente a medalha de Ouro e o Diploma do Nobel da Paz 2017, a diretora da ICAN, Beatrice Fihn, e a sobrevivente das bombas atômicas lançadas sobre o Japão em 1945, Terumi Nakata.

O reitor da Unipampa, Marco Hansen com o professor Cristian Wittmann em frente ao local da cerimônia de premiação.
      O professor Cristian Wittmann com a diretora da ICAN, Beatrice Fihn.
      O professor Cristian Wittmann no grupo de trabalho que coordenou.
      O reitor da Unipampa, Marco Hansen com o professor Cristian Wittmann em atividade de sensibilização com origamis de pássaros.