Início > Unipampa participa de lancamento da frente parlamentar pela valorizacao das universidades federais
Data de Publicação 25/04/2019 - 15:51 Atualizado em 25/04/2019 - 15:51 1411 visualizações

Unipampa participa de lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais, em Brasília. O evento ocorreu na quarta-feira, 24, e reuniu parlamentares, reitores e representantes de instituições de ensino.

A Frente Parlamentar – formada por mais de 70 deputados federais e quatro senadores – visa conhecer, debater, propor e avaliar projetos de interesse das universidades e do país. Além disso, visa agilizar a liberação de recursos financeiros e orçamentários destinados à implementação de programas e políticas públicas dirigidas às Instituições de Ensino Superior (IES), valorizar atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nas universidades, assim como, promover a valorização do papel econômico e social das universidades federais.

Na abertura do evento houve a exibição de um vídeo produzido pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que enfatiza as atividades de ensino, pesquisa e extensão das IES públicas. Na sequência, a deputada Margarida Salomão destacou a importância da atuação dos reitores na busca do apoio de representantes políticos e da sociedade civil.

Hansen destaca a importância de um movimento parlamentar que valorize e lute pelas universidades federais, já que 95% da produção científica do Brasil, de acordo com os dados nas bases internacionais, é resultado da capacidade de pesquisa das universidades públicas. “A Frente Parlamentar defende um ensino superior público, gratuito e de qualidade promovendo, assim, a superação das desigualdades regionais para o desenvolvimento econômico e social do país”, afirma o reitor.

Lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais
Tags: Gestão, Reitoria