Início > Unipampa participa de reunião em brasília sobre pacto da educação contra o aedes aegypti
Data de Publicação 05/02/2016 - 19:21 Atualizado em 05/02/2016 - 19:21 2224 visualizações

Unipampa participa de reunião em Brasília sobre Pacto da Educação contra o Aedes aegypti

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa – representada pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Nádia Bucco – participou, no dia 02 de fevereiro, de reunião sobre o Pacto da Educação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. O encontro promovido pelo Ministério da Educação contou com a participação de representantes de entidades ligadas à educação básica, tecnológica e superior. Entre os objetivos da reunião está a adesão das instituições à campanha Zika Zero, que visa eliminar o mosquito por meio da mobilização de estudantes, professores e servidores da educação.

Na ocasião, o ministro Aloizio Mercadante e o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Neilton Oliveira, explicaram a campanha e a importância da educação nesta mobilização. Além disso, foram apresentadas algumas ações previstas para combate ao Aedes aegypti como distribuição de material educativo a mais de 2,7 milhões de professores e gestores da educação básica e assinatura do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika.

Ainda em Brasília, a Pró-reitora Nádia Bucco participou na quarta-feira, 3, da reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão. Na pauta da atividade também foram discutidas soluções de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, assim como, encaminhamentos referentes ao 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que será realizado em Ouro Preto.

Unipampa contra o Aedes aegypti

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, a Unipampa promove uma campanha institucional de conscientização e mobilização nos dez campi e Reitoria. No dia 13 de fevereiro, a Unipampa participará da mobilização nacional, que contará com a ação de 220 mil militares das Forças Armadas, que atuarão em 356 municípios, entre eles Bagé, onde se localiza um dos campi e Reitoria da Unipampa.

Seguindo as orientações do Decreto nº 8.662, de 1º de fevereiro de 2016, a Unipampa também deve criar o Comitê Institucional de Articulação e Monitoramento das ações de mobilização para a prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.

Mais informações no site oficial da Campanha de Combate ao Aedes.