Início > Unipampa participa de seminario internacional do grupo coimbra de universidades brasileiras
Data de Publicação 26/10/2016 - 15:38 Atualizado em 01/11/2016 - 11:45 1445 visualizações

Unipampa participa de Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Com a temática Universidades para um mundo sem fronteiras, evento ocorreu em Parma, na Itália
Por Franceli Couto Jorge

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), professor Marco Antonio Fontoura Hansen, participou, na última semana, do VIII Seminário Internacional e da IX Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. O evento aconteceu entre os dias 24 e 28 de outubro, na Universidade de Parma, na Itália, e tem o apoio da Embaixada do Brasil em Roma e do Conselho de Reitores das Universidades Italianas. Durante a atividade, também será realizado o primeiro Encontro de Reitores Brasil-Itália.

Na segunda-feira, 24, os representantes das universidades associadas ao GCUB, do qual a Unipampa faz parte, reuniram-se em Assembleia Ordinária para realizar um balanço das atividades, planejar as futuras ações, eleger a nova Diretoria para os próximos dois anos, assim como, para avaliar os projetos e programas em desenvolvimento.

Na terça-feira, 25, Hansen participou do I Encontro de Reitores Brasil-Itália, com a temática geral "Cooperação universitária Brasil-Itália: empreendedorismo, inovação, desenvolvimento e inclusão social", o qual proporcionou espaço de discussão entre representantes de mais de cem universidades dos dois países. A cerimônia de abertura do Encontro foi conduzida pelo reitor Loris Borghi e reuniu diversas autoridades brasileiras e italianas.

Na pauta do Encontro, o convênio entre a Universidade de Parma e o GCUB com duração de cinco anos; 793 acordos internacionais do Brasil com a Itália; Programas de Estágio em Empresas e a temática do Seminário, que nesta edição é Universidades para um Mundo sem Fronteiras. Para o reitor da Unipampa, “as universidades podem fazer o papel de ser parte da Comunidade Global, como agentes transformadores sociais e de aproximação entre os povos”. Hansen também reafirmou que “os estudantes são o motivo da existência institucional”. Além disso, destacou a oportunidade de conhecer e trocar experiências relacionadas aos intercâmbios em ensino, pesquisa, inovação e extensão.

O evento também contou com mesas-redondas, as quais discutiram, entre outros assuntos, o papel da Universidade. “A importância de ensinar a entender; reconstruir a cidadania, ou seja, os valores de humanidade; transferir conhecimentos; instruir; educar para ir além”, frisa Hansen. As temáticas das mesas-redondas foram:

- Mobilidade Acadêmica entre Brasil e Itália: Desenvolvimento de redes de pesquisa e inovação;

- Parceria entre Universidade e Empresa: Empreendedorismo e educação para o mercado de trabalho;

- Internacionalização da Universidade e Políticas de Inclusão Social;

- Universidades e cooperação para o desenvolvimento;

- Relatos de universidades brasileiras e italianas: características, prioridades e expectativas em relação a acordos bilaterais.

Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 72 instituições brasileiras de Educação Superior, entre elas a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que integra o GCUB desde outubro de 2013.

As atividades do GCUB são desenvolvidas em parceria com Organizações Internacionais, Universidades, Redes Universitárias, Conselhos de Reitores e Órgãos Governamentais de mais de cem países, localizados nos cinco continentes. Os programas e projetos do Grupo são destinados a estudantes de graduação e pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento.

Notícia Relacionada:

Reitor da Unipampa participa de mesa-redonda do VIII Seminário Internacional do GCUB