Início > Unipampa participa de sessao na camara de vereadores de bage sobre educacao
Data de Publicação 08/07/2019 - 18:22 Atualizado em 08/07/2019 - 18:22 624 visualizações

Unipampa participa de sessão na Câmara de Vereadores de Bagé sobre educação

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou na última semana de uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Bagé em defesa da Educação. A sessão foi proposta pelo vereador Mário Augusto Lara. Além do reitor, Marco Antonio Fontoura Hansen, e da vice-reitora, Nádia Santos Bucco, participaram da oportunidade, servidores da instituição.

De acordo com Hansen, dentro do orçamento da Unipampa há um crescimento no valor do pessoal em razão de ainda ter cursos sendo implantados, já o valor de custeio vem se mantendo nos últimos anos e o valor para investimento está caindo vertiginosamente. “Como somos uma universidade jovem, hoje nós não estamos entre as primeiras do estado por uma questão de falta de infraestrutura. Nos falta infraestrutura dentro da Unipampa. É um dos itens que os avaliadores externos dos cursos nos penalizam. Em termos de professores, nós temos algo excepcional: mais de 80% dos nossos professores são doutores. A maioria das Universidades não tem esse índice. Nós estamos no caminho certo, mas nos falta investimento e custeio para mantermos, no mínimo as atividades básicas”.

De acordo com o proponente da sessão, Mário Augusto Lara, a educação é o caminho para o desenvolvimento. “A Unipampa é um patrimônio da nossa cidade e da nossa região. De alunos, servidores e professores que estão hoje na nossa cidade. Numa luta muito nobre temos que estar unidos para trazer aquilo que estamos perdendo. Se aumentam os serviços, se aumentam o número de alunos e não há correção nos recursos”, falou o vereador.

O pró-reitor de Planejamento da Unipampa, Luís Hamilton Tarragô Júnior, também falou, durante a sessão, sobre a atual situação financeira da instituição e as perspectivas caso os valores bloqueados pelo Ministério da Educação (MEC) não sejam liberados.

Na Sessão Especial da Câmara de Vereadores a educação e a Unipampa foram temas de discussão. (Fotos: Ronaldo Estevam)
Tags: Gestão