Início > Unipampa participa do i encontro do observatório de responsabilidade social das universidades
Data de Publicação 26/05/2015 - 11:51 Atualizado em 26/06/2015 - 10:46 1883 visualizações

Unipampa participa do I Encontro do Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras

Ações da Universidade foram, apresentadas na atividade vinculada à Unesco
Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou nessa segunda-feira, 25, do I Encontro do Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras (Orsub), que reúne instituições de ensino e órgãos internacionais na Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA), em Porto Alegre. Vinculado à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Orsub é pioneiro no país e tem como objetivo formar uma rede para o compartilhamento das melhores práticas de responsabilidade social desenvolvidas pelas universidades brasileiras. 

A programação do evento foi precedida pela assinatura do acordo de cooperação entre a universidade e a Unesco para oficializar a criação do observatório no espaço da UFCSPA. Na abertura do evento, o coordenador do Observatório Regional de Responsabilidade Social para América Latina e Caribe (ORSALC), Humberto Grimaldo, comentou o alcance do observatório recém-criado. "A responsabilidade social é um imperativo indispensável em tempos de globalização. Não é possível pensar a responsabilidade social da educação superior sem as noções de solidariedade e subsidiariedade. Ambas são trabalhos silenciosos, permanentes, austeros, que dão frutos a longo prazo. A universidade, assim, é um lugar estratégico para instruir e promover a responsabilidade social da ciência, pois sem isso a ciência torna-se passiva", detalhou. 

A Unipampa foi representada no encontro pela reitora Ulrika Arns, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Vera Medeiros, e o assessor da reitora, Sandro Camargo. A reitora destaca o convite especial recebido pela Unipampa para participar do grupo de Universidades que compõe o observatório. “O convite significa o reconhecimento do trabalho que está sendo realizado pela nossa comunidade acadêmica no que se refere à responsabilidade social da Unipampa”, explica. Ulrika avalia como uma excelente oportunidade participar do grupo junto com as 16 universidades brasileiras, com as universidades da América Latina e Caribe, criando redes,  compartilhando boas praticas, articulando conhecimento e saberes em torno da responsabilidade social. “Uma oportunidade de dar visibilidade ao que fazemos e ao mesmo tempo de nos reconhecermos nos desafios enfrentados pelas demais universidades da América Latina e Caribe”, destaca.

No bloco dedicado aos relatos das Universidades, os professores Sandro e Vera apresentaram as ações de responsabilidade social da Unipampa. Entre elas, as ações afirmativas adotadas nos processos seletivos para ingresso na graduação; a oferta de cursos focados em aspectos de responsabilidade social e de desenvolvimento econômico e social; projetos e eventos de pesquisa e extensão, além das ações de assistência estudantil como os restaurantes universitários e as moradias estudantis.

A pró-reitora de Planejamento da UFCSPA e coordenadora do Orsub, Liane Rotta, parabenizou a Universidade por sua apresentação e as ações que vêm sendo desenvolvidas: “Sei que é bastante difícil crescer, e a Unipampa tem apresentado um crescimento importante, além de ser bastante jovem, estruturar a universidade e avançar, simultaneamente, em ações de vínculo com a sociedade. A Unipampa tem feito um excelente trabalho no Estado do RS, numa área geográfica que antes estava desassistida pela rede federal de ensino superior”. 

O diretor Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e Caribe (IESALC), Pedro Henríquez-Guajardo, trouxe mais detalhes do sistema de instituições vinculado à agência da ONU: "A missão da IESALC é acompanhar e orientar as instituições de nível superior a partir de enfoques inovadores de cooperação. Partimos de duas linhas estratégicas, a internacionalização e a produção e gestão de conhecimentos. O observatório de responsabilidade social no Brasil faz parte desse projeto".

A programação completa do encontro, que se encerra nesta terça-feira, 26, pode ser conferida aqui.

Com informações e fotos da ASCOM/UFCSPA