Início > Unipampa participa do lancamento da frente parlamentar em defesa das universidades

Unipampa participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades

Data de Publicação 12/06/2019 - 15:37 Atualizado em: 12/06/2019 - 15:40 2046 visualizações

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, participou da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 10.

A iniciativa proposta pelo deputado Gabriel Souza ocorreu no Solar dos Câmara, da Assembleia Legislativa, e contou com a presença de representantes dessas instituições, que defenderam em suas manifestações a união de forças em nome da educação.

Em nome das universidades federais, o reitor da UFRGS, Rui Oppermann, reforçou que o Estado precisa ter políticas definitivas e planos que sejam absolutos. “Nós carecemos desse norte no Brasil. As nossas políticas e programas nacionais correm sempre o risco de serem substituídas, abandonadas ou relegadas por outras que vêm com a mesma pouca legitimidade das que as antecederam”, criticou Oppermann.

O reitor da UERGS, Leonardo Beroldt, lembrou a declaração final da Conferência Regional de Educação Superior (CRES), assinada em 2018 pelas universidades e instituições de ensino superior da América Latina e do Caribe, que reafirma a educação superior como um direito humano universal, um bem público e um dever do Estado. “Sem educação não há possibilidade de desenvolvimento. E não somos nós, reitores, que afirmamos isso. A nossa história nos mostra que o único caminho é o ensino”, defendeu Beroldt.

Representando 15 instituições comunitárias do RS, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, defendeu que os parlamentares sejam porta-vozes das universidades nos espaços de debate. “Com cumplicidade, envolvimento e afinidade dos integrantes dessa Frente tenho certeza que ela renderá bons frutos e a nossa maior beneficiada com isso com certeza será a sociedade gaúcha”, afirmou Carmen.

Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luis Lamb reconheceu a iniciativa do deputado e da Assembleia Legislativa ao propor a Frente. “O Parlamento gaúcho tem sido parceiro de todas as ações positivas que temos tomado no RS. É uma Casa onde há a defesa do conceito de cidadania, do crescimento econômico, da população e, a partir deste momento, de defesa das universidades”, frisou Lamb.

Luis Augusto Lara, presidente da Assembleia Legislativa, aproveitou a oportunidade para colocar a estrutura da Casa à disposição da Frente Parlamentar e reiterou que a educação é a causa mais iminente para ser resolvida e que é necessário somar esforços pelo ensino superior. “Precisamos traçar planos e atuar politicamente sobre o Congresso Nacional e o Governo Federal. Vida longa ao ensino superior brasileiro”, encerrou.

Com informações da Assembleia Legislativa do Estado
Foto: Juliane Pimentel

• A cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias do Rio Grande do S
    A cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias do Rio Grande do Sul ocorreu no Solar dos Câmara, da Assembleia Legislativa, e contou com a presença de representantes dessas instituições.