Início > Unipampa participa do seminário binacional de saúde e meio ambiente
Data de Publicação 02/06/2015 - 14:55 Atualizado em 25/06/2015 - 15:33 2927 visualizações

Unipampa participa do Seminário Binacional de Saúde e Meio Ambiente

Por Franceli Couto Jorge

A Comissão Binacional do Meio Ambiente Uruguaiana-Paso de los Libres, presidida pelo argentino Roberto Sánchez, organizou o primeiro Seminário Binacional de Saúde e Meio Ambiente. O evento aconteceu nesta terça-feira, 02, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, em Uruguaiana. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou da programação do Seminário, que é alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Acadêmicos do curso de medicina veterinária palestraram sobre doenças relacionadas à falta de cuidados com o meio ambiente. Entre elas leishmaniose, leptospirose e dengue apresentadas, respectivamente, pelos alunos Isis Jankus, Marcio dos Santos Lopes e Moisés Pereira. Os discentes são orientados pela professora Claudete Izabel Funguetto, responsável pela disciplina de Extensão Rural.

Segundo a professora Claudete, a leishmaniose, em especial, tem causado grande preocupação nos municípios de Uruguaiana, Itaqui e São Borja, que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os municípios são limítrofes com Paso de los Libres, Alvear e Santo Tomé, na Argentina.

Com o objetivo de promover a integração entre Brasil e Argentina, a Unipampa tem sido convidada - através do ministro e cônsul da Argentina em Uruguaiana, Alejandro Jose Massucco - a participar de reuniões do Comitê de Integración Fronteriza e de eventos culturais.

• Mesa com as autoridades que conduziram o evento; à direita, as bandeiras da Argentina e do Brasil estão expostas lado a lado
      Cerimônia de abertura / Foto: Assessoria de Imprensa de Irani Fernandes
    • Participantes do evento posam para foto; alunos, professores e profissionais da área da saúde
      Equipe que trabalhou na realização do evento / Foto: Fabio Esteves