Início > Unipampa realiza 1o forum de neabis
Data de Publicação 22/05/2017 - 17:14 Atualizado em 22/05/2017 - 17:15 1835 visualizações

Unipampa realiza 1º Fórum de Neabis

Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) promoveu, no dia 17 de maio, o 1º Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) da Unipampa. O evento, que ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé, teve abertura realizada pelo reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, que manifestou sua satisfação em se deparar com ações de diversidade.

Durante sua fala, o reitor reiterou a importância dos Neabis, pois “possibilitam uma inclusão de saberes de pessoas diferentes na produção de conhecimento inovador no âmbito de ensino, pesquisa e extensão – a tríade que move nossa Universidade”. Sobre as ações afirmativas, Hansen afirmou que “promovem a equidade e a igualdade de oportunidades no âmbito da universidade, impulsionando o desenvolvimento integral do Brasil”.

A reitoria da Unipampa se posicionou com o objetivo específico de reduzir as desigualdades que ocorrem dentro da instituição. Para isso, a gestão “está em processo de criação de uma comissão que visará estudar a política voltada para prevenção, conscientização e responsabilização referente à violência moral, sexual, étnica-racial, de gênero, contra pessoas com deficiência e violências correlatas”, conclui o reitor.

A Unipampa mantém o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Uruguaiana desde 2010. Os Campi Jaguarão, Itaqui, São Borja e Alegrete estão em fase de regulamentação dos Neabis. Bagé, Santana do Livramento, São Gabriel, Dom Pedrito e Caçapava do Sul estão em processo de articulação entre os servidores interessados nos estudos afro-brasileiros e indígenas.

• 1º Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) da Unipampa ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé
Tags: Eventos