Início > Unipampa realiza ii seminario academico ferradura dos vinhedos
Data de Publicação 03/07/2017 - 15:30 Atualizado em 03/08/2017 - 15:50 3256 visualizações

Unipampa realiza II Seminário Acadêmico Ferradura dos Vinhedos

Evento de Enogastronomia ocorrerá no Campus Santana do Livramento em agosto
Por Sofia Viero Sorgetzt

O Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediará, nos dias 3 e 4 de agosto, o II Seminário Acadêmico Ferradura dos Vinhedos: Turismo e Desenvolvimento na Fronteira do Brasil com o Uruguai. O evento, que teve sua primeira edição realizada em 2016, surgiu a partir de pesquisas desenvolvidas sobre o Roteiro Turístico Ferradura dos Vinhedos, um projeto idealizado pelo professor Avelar Fortunato, que abrange o trajeto entre as empresas integrantes do Arranjo Produtivo Vitivinícola de Santana do Livramento.

A aprovação das pesquisas para apresentação em eventos de âmbito regional, nacional e internacional levou à criação do Seminário como uma forma de apoio e preparação para as apresentações dos trabalhos nesses eventos, além de identificar estudos acerca da Enogastronomia em outras instituições de ensino superior em nível de iniciação científica e pós-graduação.

O Seminário Acadêmico Ferradura dos Vinhedos tem como objetivos difundir o que vem sendo estudado em nível de graduação e pós-graduação sobre o Roteiro Turístico Ferradura dos Vinhedos; avaliar avanços nos estudos dos trabalhos apresentados em 2016; conhecer novas pesquisas no campo do enoturismo; dialogar com experts com o objetivo de enriquecer os conteúdos; apresentar as pesquisas para agentes públicos interessados e preparar trabalhos para serem submetidos ao IX SIEPE – Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa.

O período de submissão de trabalhos vai até o dia 10 de julho. A modalidade aceita é a de resumo e o conteúdo deve estar relacionado com os elementos do Roteiro Turístico Ferradura dos Vinhedos. Os estudos sobre o Enoturismo na Campanha Gaúcha também serão aceitos, obedecidos os critérios gerais do evento. O Seminário também é aberto à comunidade em geral e a participação é gratuita.

O II Seminário Acadêmico Ferradura dos Vinhedos ocorre paralelamente ao IV Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, promovido pelos municípios de Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai. Mais informações podem ser obtidas no site do Seminário.

 

    • Arte com o texto " II Seminário Acadêmico Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento, RS:Turismo e Desenvolvimento na Fronteira do Brasil com o Uruguai" à esquerda. À direita acima se vê uma garrafa de vinho e uma ferradura e, à direita abaixo, as bandeiras do Brasil e do Uruguai.
      Arte de divulgação do II Seminário Acadêmico Ferradura dos Vinhedos