Início > Unipampa realiza viii forum das agrarias em itaqui
Data de Publicação 27/05/2019 - 17:08 Atualizado em 29/05/2019 - 11:57 702 visualizações

Unipampa realiza VIII Fórum das Agrárias em Itaqui

Por Nádia Martins

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Divisão de Formação e Qualificação, realizou nos dias 13 e 14 de maio de 2019, no Campus Itaqui, o VIII Fórum das Agrárias. O encontro é anual, mas não acontecia desde 2014, e este ano, teve como objetivo geral, promover um espaço de reflexões e discussões sobre os cursos e práticas pedagógicas dos professores dos cursos que compõem a área das Ciências Agrárias na Unipampa.

O evento contou com um público de trinta pessoas, sendo elas, alunos e professores dos cursos de Engenharia Agrícola (Alegrete), Tecnologia em Agronegócio (Dom Pedrito), Enologia (Dom Pedrito), Zootecnia (Dom Pedrito), Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Itaqui), Agronomia (Itaqui), Ciência e Tecnologia de Alimentos (Itaqui), Engenharia Florestal (São Gabriel), Curso de Tecnologia em Aquicultura (Uruguaiana) e Medicina Veterinária (Uruguaiana).

Algumas atividades tiveram a participação de professores de outras instituições. A palestra “Conhecendo a geração alfa e os impactos da educação socioemocional nessa geração”, foi ministrada pela professora Ottília Marcacci Ribeira da Silva, e teve como finalidade conhecer e refletir sobre as características da geração  alfa; promover a melhoria contínua da qualidade de ensino dos cursos de graduação, através da formação docente; potencializar reflexões sobre a relação professor-aluno e contexto geracionais.

O professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Claudemir de Quadros, falou “Sob o império do novo: nova escola, novo professor, novo aluno, novo tudo”. Na sua abordagem, trouxe visões que buscam a melhoria contínua da qualidade de ensino dos Cursos de Graduação, através da formação docente, assim como, potencializar reflexões sobre novos modos de ser e do fazer docente na contemporaneidade.

Como forma de promover a formação continuada docente, as duas palestras foram transmitidas por Multi Conferência Web (sistema que permite comunicação em tempo real entre múltiplas pessoas com compartilhamento de áudio, vídeo, apresentações), para os demais campi da Universidade.

Nas exposições foram abordados temas relacionados à escola e à educação, e suas relações com a profissão docente, com ênfases nas perspectivas de mudança no mundo do trabalho. Carlos Scariot, diretor da empresa Camil, trouxe a visão do mundo do trabalho.

Durante o evento houve um espaço para discussões entre os representantes dos diferentes cursos e representantes da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), e alguns coordenadores apresentaram seus cursos, destacando pontos positivos, negativos e as particularidades de cada um.

No encerramento, ficou acordado que será realizado o registro das atividades ocorridas e também discutidas as informações necessárias para realizar o próximo. Esse registro será feito em conjunto, via Google Docs, gerenciado pelos coordenadores do Fórum.

• Professor de Santa Maria palestrando para um grupo de pessoas
      VIII Fórum das Agrárias em Itaqui
    • Palestra “Conhecendo a geração alfa e os impactos da educação socioemocional nessa geração”.
      VIII Fórum das Agrárias em Itaqui
    • Discussão coletiva entre os participantes.