Início > Unipampa realiza viii forum ead
Data de Publicação 11/10/2018 - 16:45 Atualizado em 11/10/2018 - 16:45 1558 visualizações

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou na última quarta e quinta-feira a etapa presencial do VIII Fórum Educação a Distância (EAD) Unipampa nas instalações do Campus Bagé da Unipampa. O evento contou com presença de outras instituições e discutiu “A institucionalização do EAD: práticas, reflexões e diretrizes”. O evento foi organizado pela Diretoria de Educação a Distância (Dead).

De acordo com a coordenadora de Materiais Didáticos Pedagógicos da Dead, Aden, o Fórum é um evento significativo pela caminhada na Unipampa na Educação a Distância, que não é um processo fácil.

“Temos uma enorme satisfação em promover o 8º Fórum, em um momento onde se discute educação, crescimento da modalidade e também qualidade. É importante receber a comunidade para discutir e contribuir”, contou o coordenador do Núcleo de Articulações e Convênios, Rafael Camargo Ferraz.

A diretora da Dead, Maria do Socorro de Almeida Farias-Marques, fez uma retomada histórica sobre a trajetória dos Fóruns e frisou “este ano retomamos as discussão sobre a institucionalização, nós já estamos com a modalidade presente na Unipampa, agora é hora de pensar na universidade como um todo”.

O pró-reitor de Graduação (Prograd), Ricardo Carpes, frisou a importância do crescimento do EAD na Unipampa. “Hoje nós conseguimos chegar a cinco cursos de graduação na modalidade, em 22 polos. O EAD tem que ser debatido, esses fóruns ajudam muito, unimos os servidores que atuam na educação a distância para a troca de experiência”. Carpes ainda falou sobre o futuro da educação superior: “nós não sabemos até quando os cursos presenciais estarão presentes. Mas vemos o EAD como uma possibilidade para diversos alunos. Temos que brigar para que o crescimento seja com qualidade”.

Para o pró-reitor de Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), Pedro Madruga, há uma responsabilidade grande com a qualidade dos cursos EAD. “Vamos melhorar e estar sempre abertos a educação a distância. A capacitação do profissional que vai atuar em EAD deve ser diferenciado”.

Durante o evento ocorreram palestras, mesas redondas e Workshops discutindo temas ligados ao EAD.

Além de servidores de todos os campi da Universidade, também participaram do evento representantes da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha.