Início > Unipampa sediara 22o encontro de pesquisadores em historia da educacao
Data de Publicação 15/08/2016 - 12:42 Atualizado em 05/10/2016 - 09:21 4503 visualizações

Unipampa sediará 22º Encontro de Pesquisadores em História da Educação

Prazo para submissão de trabalhos ao evento está aberto
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) irá debater a “História da Educação e Políticas Educacionais: 20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira”, durante o 22º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, que ocorrerá nos dias 05, 06 e 07 de outubro, no Campus Bagé. O evento contará com mesas-redondas, sessões de comunicação de pesquisas, lançamento de livros, conferência e a assembleia geral da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (Asphe).

O Encontro é voltado aos pesquisadores e professores da História da Educação, educadores envolvidos com a formação de professores, pós-graduandos e aos graduandos nas áreas de Educação e de História. Entre os objetivos do evento está a reflexão da produção em História da Educação; a avaliação da produção do conhecimento na área e a promoção da formação inicial e continuada de pesquisadores em História da Educação.

Para participar do evento, o interessado deve preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o endereço eletrônico 22asphe@gmail.com. Os valores da inscrição variam conforme categoria e modalidade de participação. Estudantes de graduação que desejam participar como ouvintes pagam R$ 35, já para os que desejam apresentar trabalhos o valor é de R$ 50. Estudantes de pós-graduação pagam R$ 70 como ouvintes e R$ 80 com apresentação. Para os profissionais, os valores são R$ 100 e R$ 150, respectivamente, para associados e não associados à Asphe.

Prazo para envio de trabalhos termina no dia 31 de agosto

Para o 22º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação serão aceitas inscrições de trabalhos na forma de comunicação oral, os quais devem ser enviados em sua forma completa, para o e-mail 22 asphe@gmail.com, com o título 22º encontro. O prazo para envio de propostas encerra no dia 31 de agosto. O Comitê Científico avaliará os textos recebidos no período de 1º a 23 de setembro. A divulgação das comunicações aprovadas está prevista para 26 de setembro.

Os textos das comunicações devem se caracterizar, efetivamente, como pesquisas da área de história da educação. Além disso, devem explicitar objetivos, fontes, quadro teórico-metodológico, período temporal, conclusões e principais referências. Também será avaliada a clareza de linguagem, a relevância do tema, a originalidade e a adequação às normas do evento e utilização das normas da ABNT. Mais informações podem ser consultadas em https://goo.gl/Do1lLG.

Programação abordará temas como políticas educacionais, formação docente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

O 22º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação conta com uma programação diversificada, que reunirá renomados pesquisadores da área. O evento inicia às 8h do dia 05 de outubro, com o credenciamento. Para o encerramento, no dia 7 de outubro, às 14h, está programado um passeio turístico pela cidade de Bagé.

Confira a programação completa:

Dia 05 de outubro (quarta-feira)

8h – Credenciamento;

10h – Abertura;

10h30 – Mesa redonda “História da Educação e políticas educacionais: desafios contemporâneos”;

• Prof. Dr. Jose Luis Sanfelice – Universidade do Vale do Sapucaí (Univas)
  • Prof. Dr. Claudemir de Quadros – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Mediadora: Prof.ª Dra. Patrícia Weiduschadt – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

14h – Apresentação de comunicações;

18h30 – Lançamento de livros;

19h30 – Mesa redonda “Os vinte anos da lei de diretrizes e bases da educação nacional”.

• Prof. Dr. Dermeval Saviani – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Prof.ª Dra. Maria Beatriz Luce – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Mediador: Prof. Dr. Alessandro Bica – Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Dia 06 de outubro (quinta-feira)

8h – Apresentação de comunicações;

10h30 – Mesa redonda “Políticas educacionais e as diretrizes para a formação de professores”;

• Prof.ª Dra. Berenice Corsetti – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Prof.ª Dra. Natália Gil – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Mediadora: Prof.ª Dra. Terciane Luchese – Universidade de Caxias do Sul (UCS)

14h – Apresentação de comunicações;

16h30 – Assembleia Geral da Asphe;

20h30 – Jantar por adesão.

Dia 07 de outubro (sexta-feira)

8h – Apresentação de comunicações;

10h30 – Conferência de encerramento: História e políticas dos projetos de educação brasileira (séculos 19 e 21);

• Prof.ª Dra. Cynthia Greive – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

14h – Passeio Turístico pela cidade de Bagé.