Início > Unipampa sediara 4o copene sul em jaguarao
Data de Publicação 20/07/2017 - 17:00 Atualizado em 20/07/2017 - 17:02 2362 visualizações

Unipampa sediará 4º Copene Sul em Jaguarão

Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão, foi escolhida para sediar o 4º Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros da Região Sul (Copene Sul). A seleção foi realizada durante a 3ª edição do evento, realizado em Florianópolis. O 4º Copene Sul ocorrerá no Campus Jaguarão, em 2019, e será presidido pela coordenadora local do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e indígenas (NEABI), Giane Vargas Escobar. O evento irá reunir participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná.

Na ocasião, o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, apoiou a realização do evento em Jaguarão. “Sentimo-nos honrados pela escolha. Ela foi o resultado do reconhecimento das ações da Unipampa. O primeiro Neab foi criado em 2010, em Uruguaiana. Em 2016, institucionalizamos a Coordenadoria das Ações Afirmativas (CAF) no Gabinete da Reitoria. E, a Resolução nº 161/2016, que instaura o Fórum de NEABIs da Unipampa, teve a adesão do multicampi proporcionando a criação de Núcleos nas dez Unidades da Universidade”, afirma o reitor.

A presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Anna Benite, destaca que os congressos regionais e nacionais são promovidos pela associação em conjunto com o consórcio de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) de várias regiões do país. Em 2018, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizará a décima edição do Copene Nacional, em Minas Gerais.

Histórico do evento:

A primeira edição do Copene Sul ocorreu na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 2013, e teve como presidente a professora Georgina Helena Lima Nunes. Já a segunda edição do evento ocorreu em 2015, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, sob a presidência do professor Paulo Vinicius Baptista da Silva. Em 2017 foi realizada a terceira edição, presidida pela professora Joana Célia dos Passos, que ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

• 3ª edição do Copene Sul, realizado em Florianópolis