Início > Unipampa seleciona professores da educacao basica para supervisao do pibid
Data de Publicação 19/03/2019 - 10:40 Atualizado em 19/03/2019 - 10:40 2069 visualizações

Unipampa seleciona professores da educação básica para supervisão do Pibid

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com inscrições abertas para seleção de professores da educação básica da rede pública para atuar como supervisores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 22, pelo sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais.

No momento da inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico e anexar o Currículo Lattes; o currículo gerado pela Plataforma Freire; a carta de intenções para participação no Programa (Anexo IV do Edital nº 72/2019) e a declaração de compromissos (Anexo II do Edital nº 72/2019).

Quem pode participar?

Professores da educação básica em uma das escolas que integram o projeto institucional, que possuam licenciatura correspondente ao componente curricular ou ao curso do subprojeto para o qual se inscreveu, e ter experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica. Além disso, deve ser professor na escola participante e estar atuando em sala de aula em componente curricular ou na etapa correspondente à habilitação concedida pelo participante do subprojeto, possuir disponibilidade de tempo, ser brasileiro ou possuir visto permanente no país, estar em dia com as obrigações eleitorais e apresentar a documentação exigida pelo Edital nº 72/2019.

Qual é o valor da bolsa?

O valor da bolsa para os supervisores é fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e é de R$ 765, sendo pago diretamente em conta corrente em nome do beneficiário. A vigência da bolsa é de abril de 2019 a 31 de janeiro de 2020.

Conheça o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) visa incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Além disso, busca inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

Para saber sobre as atribuições e atividades do bolsista, o cronograma, os objetivos, a escola participante e outras informações, leia atentamente o Edital nº 72/2019.