Início > Vii siepe cerimônia de abertura destaca inovações tecnológicas
Data de Publicação 24/11/2015 - 18:24 Atualizado em 26/11/2015 - 09:28 2606 visualizações

VII Siepe: Cerimônia de abertura destaca inovações tecnológicas

Palestras, Mostra Científica e oficinas estão entre as atrações

O VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) começou com intensa programação, no Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O evento segue até quinta-feira, 26, e tem como tema “Saberes que movem o Pampa”. Entre as atrações estão palestras, apresentações de trabalhos, oficinas e visitas técnicas.

A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta terça-feira, 24, e reuniu autoridades, servidores e discentes. A solenidade também marcou a inauguração oficial dos prédios do Parque Científico e Tecnológico do Pampa (Pampatec) e do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC).

Durante a abertura oficial, a vice-prefeita de Alegrete, Maria de Fátima Preta Mulazzani, afirmou que a Unipampa “é um espaço importante para produção de conhecimento e desenvolvimento integrado regional”. Ao direcionar sua fala aos acadêmicos, destacou: “O ensino, a pesquisa e a extensão têm um sentido muito grande para vocês, mas, mais para nós que queremos saber do conhecimento, da produção da universidade, do que ela tem produzido de conhecimento”.

A reitora da Unipampa, Ulrika Arns, afirmou que o VII Siepe é o “momento em que a nossa universidade reúne-se para mostrar e repetir o conhecimento aqui construído”. Para a reitora, são oportunidades como essa que permitem trocas de experiências acadêmicas e pessoais, fundamentais para o desenvolvimento da instituição.

Logo após a cerimônia, as autoridades visitaram as instalações do prédio do NTIC. Uma nova visita aos prédios no NTIC e do Pampatec está agendada para a próxima quinta-feira, 26, com a presença do vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli.

O coordenador geral do VII Siepe, Felipe Costa; o diretor do Campus Alegrete, Alessandro Girardi; o diretor do NTIC, Leonardo Pinho; o coordenador do Pampatec, Émerson Rizzatti e o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Leonardo Gonçalves também participaram da cerimônia.

Palestra sobre modelos alternativos ao uso de animais em pesquisa

Após a cerimônia de abertura, ocorreu a primeira palestra do evento, no lonão principal do Campus Alegrete. Com o tema Modelos alternativos ao uso de animais em pesquisa: foco nas vantagens do Caenorhabiditis elegans para avaliação de novas drogas, a professora do Campus Uruguaiana e ministrante da palestra, Daiana Ávila, discorreu sobre os propósitos de sua pesquisa.

A escolha do Caernorhabiditis elegans como modelo de avaliação para novas drogas surgiu a partir da discussão em torno da utilização de animais (principalmente mamíferos: coelhos, cães, etc.) para essas investigações. Além da crescente preocupação mundial com o bem-estar animal e com a ética nas pesquisas, era necessário encontrar modelos que fossem mais úteis em sua homologia, ou semelhança genética, com seres humanos.

O verme nematóide Caernorhabiditis elegans apresentou características que o credenciam como o modelo mais eficiente para as pesquisas com novas drogas e compostos químicos. Além do verme, a professora Daiana apontou outros modelos usados em substituição a cobaias mamíferas, como análise in vitro: cultura de células; Invertebrados (mosca da fruta); espécie de peixe zebrafish e análises em sílico: simulação por meio de um software sobre a ação da droga em sítio específico de atuação.

Ainda na terça, a partir das 17h45, a diretora do Instituto de Física da UFRGS, professora Márcia Barbosa (UFRGS) palestrou sobre a participação das mulheres na Ciência.

Mostra Científica

A Mostra Científica do VII Siepe reuniu 1.819 trabalhos nas duas modalidades. Os corredores do Campus Alegrete ficaram momentaneamente apinhados de participantes pouco antes das 14 horas. Enquanto os expositores montavam seus pôsteres no lonão principal, os que iam apresentar oralmente buscavam suas salas dentro dos prédios. Com três sessões de pôsteres às 14h, 16h e 19h e duas sessões de apresentações orais, a terça-feira foi movimentada.

A diversidade de investigações e de ações de ensino e extensão vai ser distribuída em diversas sessões de exposição de trabalhos na quarta-feira.

Destaques para o segundo dia do Siepe

Além da continuidade das sessões da Mostra Científica, a quarta-feira vai contar com um debate com as equipes dos programas Inglês e Espanhol sem Fronteiras. Com o título “#semfronteiras: pessoas, línguas, culturas, conhecimentos”, o foco da mesa redonda é o trabalho com a promoção do aprendizado de outros idiomas junto aos acadêmicos.

Outro destaque é a ação do Pampatec em oferecer vai oferecer visitas técnicas aos participantes do evento. A oportunidade é valiosa para pessoas de diversas áreas do saber: é uma tendência a participação interdisciplinar em parques tecnológicos, abrindo interações para a solução de problemas complexos e novas ideias de negócios e iniciativas em prol de demandas sociais e ambientais.

• As autoridades estão em pé e olham para a esquerda, em posição de respeito durante a melodia do hino nacional
      A abertura reuniu autoridades federais, estaduais e municipais
    • dois homens e uma mulher estão em pé e de costas para a câmera, que acompanha a caminhada dos três por uma sala nova e recém mobiliada
      As novas instalações do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação foram visitadas pela comitiva após a abertura do Siepe