Início > Vii siepe dia de expor resultados
Data de Publicação 25/11/2015 - 18:53 Atualizado em 01/12/2015 - 14:29 3303 visualizações

VII Siepe: dia de expor resultados

Por Heleno Rocha Nazário

O segundo dia da sétima edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) foi dedicado às sessões de apresentação de trabalhos nas modalidades de exposição oral e de pôster. A Mostra Científica contou com trabalhos ligados a problemas regionais e outros que se inserem em temas de interesse global.

O momento do almoço contou com a melodia produzida pelos integrantes da Orquestra Emílio Zuñeda.  A atração cultural aconteceu no lonão, ao lado do Restaurante Universitário (RU) e integra o projeto Música na Escola do Colégio Estadual Emílio Zuñeda.

no primeiro plano, um homem está sentado, de costas para a câmera, e olha para os integrantes da orquestra, com diversos instrumentos musicais. Eles estão em pé, usam camisetas claras e tocam música.

O coordenador do Parque Tecnológico do Pampa, administrador Émerson Rizzatti, e os ex-alunos do curso de Engenharia Elétrica Jonathan Behrens e Raul Ledur, hoje sócios-fundadores da Esco-GD, a primeira empresa a assinar o contrato de incubação com o Pampatec, concederam entrevista ao programa Conexão Siepe no início da tarde.

O bate-papo tratou do histórico da empresa focada em geração distribuída de energia e energias renováveis, do aporte de experiência e apoio que o Pampatec oferece aos estudantes interessados em empreender, e sobre o Desafio Modelo de Negócio, cuja edição de 2013 foi vencida pela proposta apresentada pelos jovens empresários. Confira a transmissão no Periscope neste link.

duas mulheres estão sentadas à frente da mesa de honra, e olham para um homem que fala ao microfone. Ao fundo, um banner com a marca e o nome do evento

A mesa-redonda “#semfronteiras: pessoas, línguas, culturas e conhecimentos”, com as equipes do centro Idiomas sem Fronteiras da Unipampa, tratou das experiências no aprendizado de outras línguas e no contato com pessoas de outras nacionalidades em âmbito acadêmico. A atividade ocorreu a partir das 18h45, no lonão principal.

a imagem mostra uma estrutura de ponte em miniatura, feita com massa espaguete, cola epóxi e cola de silicone, depositada sobre uma mesa

A tarde também foi movimentada para os participantes da competição de pontes de espaguete. O prazo de entrega dos modelos encerrou-se às 18h. Às 10h desta quarta-feira, no lonão principal, ocorre a prova prática para decidir qual modelo resiste a mais peso, e qual o desenho vencedor. A comparação de pontes fabricadas com massa espaguete e cola é uma forma de os estudantes de engenharia testarem seus conhecimentos de técnicas de construção. A premiação prevista conta o apoio de patrocinadores e inclui um notebook para o projeto em primeiro lugar, uma calculadora HP para o segundo e R$ 300,00 em vales-compras para o terceiro. Além disso, a organização da competição vai sortear pendrives entre os participantes.

Confira o resumo em vídeo do segundo dia do Siepe.

Destaques do terceiro dia do VII Siepe

A terça-feira terá uma programação variada. Das 8h30 às 12h, os participantes contarão com oficinas dedicadas a temas como saúde mental, tradição gaúcha, metodologias de programação e criação de jogos digitais. Será também o momento das reuniões dos grupos de trabalho.

A apresentação das propostas participantes da edição 2015 do Desafio Modelo de Negócio vai acontecer a partir das 9h. Os grupos terão um tempo enxuto para expor as ideias de iniciativas, em termos de viabilidade técnica, financeira, impacto social, inovação e lucratividade, entre outros quesitos. A premiação dessa disputa será concedida às melhores propostas em solenidade às 19h, na sala 101 do Campus, seguida de seguida de palestra do presidente da Associação Gaúcha de Startups, diretor do Tecnoparque de Santa Maria e egresso da Unipampa, Thomás Capiotti

Às 10h, no lonão principal, ocorre a prova decisiva para a competição de pontes de espaguete, seguida da premiação.

O fechamento do VII Siepe deve ocorrer a partir das 14h, com a premiação dos melhores trabalhos nas modalidades de apresentação oral e pôster, e a solenidade de encerramento. O vice-governador do estado, José Paulo Cairoli, é presença aguardada para o fechamento do evento e a visita ao Parque Tecnológico do Pampa.

Tags: SIEPE, Alegrete