Início > Violao e candombe sao temas de eventos em bage
Data de Publicação 29/05/2017 - 11:59 Atualizado em 29/05/2017 - 11:59 1957 visualizações

Violão e Candombe são temas de eventos em Bagé

Por Franceli Couto Jorge

No mês de maio, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou, em Bagé, dois eventos sobre expressões musicais típicas da região do Pampa: o violão e o candombe. As atividades foram realizadas pelo curso de Licenciatura em Música e apoiadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext). O evento Série Percussionistas foi realizado nos dias 15 e 16, já o Seminário Internacional de Violão do Pampa ocorreu nos dias 19 e 20 deste mês.

As apresentações da Série Percussionistas, do Programa de Extensão Pampa Percussivo, foram realizadas no auditório do Campus Bagé e na Sociedade Uruguaia de Socorros Mútuos. O evento teve recital didático no tema da cultura Afrouruguaia/candombe, master class e uma oficina de percussão.

Músicos de candombe apresentando-se no palco.

O Seminário Internacional de Violão do Pampa ocorreu no Teatro Santo Antônio, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, e contou com palestras e recitais de músicos brasileiros e argentinos. Durante o evento, foram apresentados concertos de violões clássico, brasileiro e latino-americano, flamenco e alaúde renascentista.

Músico tocando violão no palco

O professor do curso de Licenciatura em Música da Unipampa e organizador do Seminário, José Daniel Telles dos Santos, ressaltou que eventos como este promovem o intercâmbio, trazem conhecimento, além de fomentar a formação de público na cidade.

Além da promoção da Proext, a atividade teve a parceria do Diretório Acadêmico do curso de Música (Damu) – Chiquinha Gonzaga, Operadores de Cultura e Arte (OCA) e Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras.

Tags: Extensão, Bagé