Início > Vitivinicultura gaucha esteve em pauta durante o 1o encontro de escolas de enologia do brasil
Data de Publicação 09/06/2017 - 23:06 Atualizado em 11/07/2017 - 16:53 1975 visualizações

A vitivinicultura gaúcha esteve em pauta durante o 1º Encontro de Escolas de Enologia do Brasil

Evento reuniu cerca de 200 pessoas, em Dom Pedrito, entre os dias 6 e 8 de junho
Por Franceli Couto Jorge

Cerca de 200 pessoas participaram, entre os dias 6 e 8 de junho, do 1º Encontro de Escolas de Enologia do Brasil, realizado no CTG Herança Paternal, em Dom Pedrito. O evento é uma iniciativa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Vinhos do Brasil, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes discentes, docentes e pesquisadores de seis escolas de Viticultura e Enologia dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco.

Conforme o coordenador do evento, professor Vagner Brasil Costa, o encontro teve como objetivo promover a aproximação entre as seis escolas de ensino de Enologia do Brasil. “Nós não tínhamos conhecimento dos outros cursos e, também, a aproximação com esses professores”, relata Costa. O coordenador acredita que o evento servirá para que “os alunos tenham contato com outras instituições e para que possamos, num futuro próximo, realizar mobilidade acadêmica e profissional entre os cursos de Enologia do Brasil”.

Mesa de autoridades. Coordenador do evento em pé, ao centro da mesa, fazendo uso do microfone.

A cerimônia de abertura ocorreu na manhã da última terça-feira, 6, com a presença da pró-reitora de Extensão e Cultura, Nádia Bucco, que representou o reitor da Unipampa, Marco Hansen; do diretor do Campus Dom Pedrito, Thiago Beuron; do coordenador do evento, Vagner Costa; do prefeito de Dom Pedrito, Mario Augusto Gonçalves; do coordenador técnico da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, Adoralvo Antônio Schio;  do diretor de Relações Institucionais do Ibravin, Carlos Paviani; do professor Marcos Gabbardo, que representou o presidente da Associação Brasileira de Enologia, Edegar Scortegagna; dos diretores e representantes dos Institutos Federais; e da representante da Associação de Vinhos da Campanha, Ingrid Pfeifer.

O diretor do Campus Dom Pedrito, Thiago Beuron, agradeceu a todas as instituições parceiras, aos servidores e discentes que se comprometeram com a organização do evento para reunir as escolas de Enologia e iniciar uma rede de colaboração. “A gente entende que este é um espaço para ampliar nossas perspectivas de pesquisa, de estudos e, de alguma forma, colocar os nossos discentes em contato com os acadêmicos de outras escolas, com outros grupos de pesquisa. É uma iniciativa muito importante”, afirmou.

Para o prefeito de Dom Pedrito, Mario Augusto Gonçalves, a esperança de um novo tempo está nos discentes, “que estudam todos os dias uma forma criativa de superar a crise”. O gestor municipal falou sobre a importância do curso de Enologia para Dom Pedrito e para a região: “Que bom que a Enologia da nossa Unipampa está qualificando os vinhos da Região da Campanha, que bom que as nossas três vinícolas e as vinícolas da nossa região podem contar com os estudantes e com os profissionais desse curso”.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Nádia Bucco, falou da importância do encontro para a Unipampa. “Eu não tenho dúvida pelo trabalho dos meus colegas de que este evento terá uma vida longa, que vai acompanhar o desenvolvimento dessa cadeia produtiva da região”, enfatizou. Por fim, parabenizou a todos os envolvidos e agradeceu aos apoiadores dessa iniciativa.

 

Vitivinicultura Gaúcha e os cursos da área foram os temas do primeiro dia do Encontro

Na manhã da terça-feira, 6, os participantes do evento receberam informações sobre a vitivinicultura gaúcha. Os dados foram apresentados pelo coordenador técnico da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, Adoralvo Antônio Schio. Na sequência, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Pampa, Luís Eduardo Colombo, palestrou sobre as atividades do Consórcio e sua atuação regional. As palestras foram mediadas pelo professor Vagner Brasil Costa. Após cada explanação, o público pôde tirar dúvidas com os palestrantes.

A programação da tarde iniciou com a palestra “O papel do Ibravin no marketing e comercialização dos Vinhos do Brasil”, proferida por Carlos Paviani. As demais atividades foram destinadas a apresentação dos cursos de Bacharelado em Enologia, da Unipampa; e dos Tecnológicos em Viticultura e Enologia, do Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Visconde da Graça; do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves; do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Urupema; do Instituto Federal de São Paulo – Campus São Roque; e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina.

Diversidade dos temas das palestras marca segundo dia do Encontro

A programação do 1º Encontro de Escolas de Enologia do Brasil continuou na quarta-feira, 7. As palestras ocorreram pela manhã e à tarde e foram marcadas pela diversidade dos assuntos. Entre os temas abordados pela manhã estavam: Vitivinicultura na Região da Campanha; Adubação e Contaminação em Solos Arenosos de Vinhedo no Bioma Pampa; Campanha Gaúcha: o surgimento desta nova fronteira vitivinícola.

À tarde, o público prestigiou as palestras com os temas: Mecanização na Vitivinicultura; Produção de Uvas Americanas e Híbridas na Região da Campanha; Novas tecnologias para Uso na Indústria Enológica; Perfil Aromático dos Espumantes brasileiros e Enoturismo no Brasil: estratégia de criação/promoção de identidade de regiões vitivinícolas.

Interação entre coordenadores e estudantes foi intensificada no último dia do evento

Durante os três dias do evento, foi possível observar a interação entre os participantes. O público interagiu, questionou e mostrou que estava disposto a voltar para casa com novos conhecimentos. Na quinta-feira, 8, último dia do encontro, houve uma reunião entre os coordenadores e estudantes dos cursos, a fim de aproximar ainda mais as seis escolas presentes no evento.

A quinta-feira também contou com palestras, nas quais foram abordadas as temáticas: Elaboração de Espumantes Moscatel; Vinho e Saúde; Cepavin: Vinho e Patrimônio; Perfil do Profissional em Enologia.