Página inicial > Dia nacional do cientista politico conheca essa profissao
Data de publicação 03/05/2019 - 16:47 Atualizado em: 04/05/2019 - 10:16 710 visualizações

Dia Nacional do Cientista Político: conheça essa profissão

Por Milena Vançan e Caroline Andrade

Nesta sexta-feira, 3, comemora-se o Dia Nacional do Cientista Político. A data, instituída pela Câmara dos Deputados, em 2015, por meio da Lei n° 2863/15, faz alusão ao nascimento de Nicolau Maquiavel, considerado o pai da Ciência Política, homenageando assim todos os profissionais da área no Brasil.

O curso de Ciências Sociais – Ciência Política criado, em 2013, pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus São Borja é o único ofertado por uma universidade pública no estado do Rio Grande do Sul. O Campus São Borja da Unipampa desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para a comunidade local e da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, com a finalidade de acrescentar conhecimentos teóricos e metodológicos no campo da Ciência Política, com ênfase nas esferas do Executivo e Legislativo aos alunos do curso.

O cientista político, egresso da Unipampa, Leonardo Teixeira Martins, assessor parlamentar, acredita que “no cenário atual do país, estamos vendo cada vez mais o aparecimento de cientistas políticos na mídia, justamente pela capacidade de análise de conjuntura política”. Ainda destaca a importância da visão do cientista político, livre de convicções pessoais, para a compreensão das ações políticas.

Conheça as áreas de atuação do Cientista Político.

De acordo com Martins, a participação em projetos de iniciação científica, promovidos pela graduação, proporcionou uma carga a mais de conhecimento que faz diferença no mercado de trabalho, aperfeiçoando seu desempenho na profissão.

O coordenador do curso, professor Edson Paniagua, afirma a importância do viés interdisciplinar e multifacetado que a grade curricular fornece.  “O curso de Ciências Sociais - Ciência Política, da Unipampa, a partir de um aporte teórico e metodológico diversificado e uma perspectiva interdisciplinar, possibilita compreender essa sociedade nos seus diversos aspectos, do ponto de vista social, político e econômico”.

O curso investe na formação sociocultural e política do aluno, gerando profissionais capazes de refletir de maneira crítica sobre suas práticas. Além disso, busca-se formar profissionais adequados às necessidades sociais e cientes do mercado de trabalho no qual serão inseridos, levando a formação do pensamento crítico, com capacidade analítica.

Assista ao vídeo sobre "O que é ser Cientista Político?"