Página inicial > Inscricoes para cursos de idiomas presenciais seguem ate quinta 19
Data de publicação 18/04/2018 - 14:31 Atualizado em: 20/04/2018 - 10:28 415 visualizações

Inscrições para cursos de idiomas presenciais seguem até quinta, 19

Idiomas sem Fronteiras oferece cursos de inglês em quatro campi

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tem até esta quinta-feira, 19, para inscrever-se nos cursos presenciais de inglês oferecidos pelo Centro Idiomas sem Fronteiras. As oportunidades nesta edição são direcionadas aos campi Bagé, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana.

O requisito para inscrições de alunos e servidores da Unipampa é estar matriculado no inglês online do My English Online (MEO), disponível no do IsF http://porteiras.s.unipampa.edu.br/centroisf/meo/ ou ter feito o TOEFL ITP – teste de proficiência da língua inglesa aceito por universidades em várias partes do mundo.

Em andamento desde 2012, o programa nacional passou neste ano por uma reorientação de seus objetivos, conforme a coordenadora do IsF na Unipampa, professora Kátia Morais. Agora, o foco está na  internacionalização da universidade pelo ensino de língua inglesa, espanhola e francesa no âmbito acadêmico, ou seja, oferecer um melhor preparo, tanto para apresentações em conferências, artigos em outras línguas, quanto para a realização de intercâmbio universitário. Ainda conforme a docente, outra finalidade do IsF é fornecer residência docente para alunos e egressos de Letras e professores de língua que ainda não ingressaram no mercado de trabalho.

Os horários das turmas acontecem sextas, das 13h30min às 18h (nível B2) e sábados das 8h às 12h30min (nível A1) no Campus Bagé. Já no Campus Santana do Livramento, ocorrem Segundas e Quartas, das 17h às 19h (nível A1) e Terças e Quintas, das 17h15min às 19h15min (Nível A2). Em São Gabriel, as aulas serão sábados, das 13h às 17h30min (Nível A1) e em Uruguaiana pelas Segundas das 8h às12h30min.

Para além do inglês

As inscrições para o MEO podem ser feitas a qualquer momento e o aluno conta com a monitoria dos professores do IsF. Coforme Kátia Morais, o edital do TOEFL ITP para 2018 deve ser publicado em junho. Outros idiomas além do inglês também fazem parte do escopo do IsF. Estão disponíveis turmas de espanhol e francês no Campus Bagé. Português para estrangeiros está disponível nos campi Bagé e São Borja, com início em 30 de abril. Novas inscrições para os cursos de espanhol, francês e português para estrangeiros vão de 25 de abril a 4 de maio, e as aulas iniciam em 4 de junho.

Sobre o novo objetivo do IsF

No ano de 2012, através do Ciências sem Fronteiras, quando percebeu-se que os alunos mesmo possuindo base linguística, ainda não dominavam uma linguagem acadêmica para frequentarem universidades do exterior, surgiu o objetivo de implantar um novo foco no ensino de idiomas que proporcionasse melhor entendimento e maior facilidade para os discentes. Segundo a coordenadora do ISF, Katia Morais, em 2017 todos os coordenadores das 65 universidades federais brasileiras, uniram-se para criar os cursos de inglês que agora fazem parte da base do sistema do Idioma sem Fronteiras.

“Nós criamos aqui na Unipampa cursos que também outras universidades usam, de escrita acadêmica principalmente. Vale lembrar que não foi uma universidade que criou alguma coisa, foi tudo em conjunto”, ressalta Katia. A coordenadora também explica que existem projetos nos quais o foco é fazer os alunos se engajarem para a facilitar a aprendizagem e o aprimoramento da linguagem, tanto na interação com a comunidade quanto nos trabalhos acadêmicos.