Página inicial > Mestrado profissional em comunicacao e industria criativa da unipampa elabora revista para divulgar
Data de publicação 30/04/2019 - 11:19 Atualizado em: 30/04/2019 - 17:25 568 visualizações

Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa elabora revista para divulgar sua produção técnico-científica

Publicação pode ser conferida na internet

As universidades, através de seus programas de pós-graduação – mestrados e doutorados – são as principais responsáveis pela produção de ciência e tecnologia no Brasil. Muito dessa produção é acessada apenas pela comunidade acadêmica, o que acaba distanciando a população em geral da pesquisa no país. Observando esse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, propôs a elaboração de uma revista científica que circulasse além dos pares da universidade, mas podendo ser acessada pela comunidade em todas as suas instancias.

Essa é a proposta da Revista Eletrônica Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, um periódico científico escrito e organizado para ser consumido e compreendido por qualquer pessoa, sem a necessidade de domínio de determinada ciência.

O material publicado na revista é oriundo dos produtos e processos de comunicação e indústria criativa que cada mestrando do Programa planeja e executa durante seu primeiro ano de estudos. Ações que, direta ou indiretamente, beneficiam a comunidade são-borjense e da região. Por isso a importância de tornar público essa produção, valorizando os trabalhos executados e, também, servindo de insumo para futuras ações e pesquisas.

A revista é organizada pelo relações-públicas e ex-mestrando do PPGCIC, Fabio Frá Fernandes, e pela professora do Programa, Marcela Guimarães e Silva. Seu conselho editorial reúne, além de professores da Unipampa, também professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Em sua primeira edição, a revista compila oito artigos relatando o percurso de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de produtos de comunicação como uma indústria criativa ou processos de comunicação promovendo a indústria criativa realizados entre os anos de 2017 e 2018.

A Revista Eletrônica Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação terá periodicidade anual, mas em 2019 recebe duas edições, uma já publicada referente à produção dos mestrandos da primeira turma (2017/2019) e outra dos mestrandos da segunda turma (2018/2019).

O acesso a revista pode ser feito diretamente no portal institucional do PPGCIC, ou através de sua fanpage no Facebook.

Por Larissa Burchard (divulgação com adaptações)

Tags: São Borja