Página inicial > Ppgpp unipampa aprova pesquisa internacional sobre industria criativa na fronteira argentina brasil
PPGPP-UNIPAMPA aprova pesquisa internacional sobre Indústria Criativa na fronteira Argentina-Brasil-Uruguai
Data de publicação 12/03/2024 - 15:58 Atualizado em 12/03/2024 - 15:58
Por Hamilton de Lima Souza

O Programa de Políticas Públicas da Unipampa aprovou o projeto "Políticas para a Indústria Criativa e o desenvolvimento na fronteira: Brasil, Argentina e Uruguai" no Edital MCTI/CNPq nº 14/2023 - Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Com um aporte financeiro de R$270.000,00, destinado a bolsas e custeio, o CNPq reconheceu a relevância do estudo, que se propõe a abordar a qualificação das políticas para a Indústria Criativa em regiões de fronteira, visando torná-las vetores de integração social, política e econômica.
A pesquisa, com duração de dois anos, concentrará sua análise nos eixos de Mercado, Governos e Sociedade, contemplando bolsas de Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior (DEJ).
O projeto interinstitucional será coordenado pelos professores Tiago Costa Martins (PPG Políticas Públicas – Unipampa), e Victor da Silva Oliveira (PPG Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia - Unifesspa). Serão pesquisadores colaboradores a professora Marcela Guimarães e Silva (PPG Comunicação e Indústria Criativa- Unipampa) e o professor Muriel Pinto (PPG Políticas Públicas – Unipampa). Além da Unipampa, as demais instituições participantes incluem a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, a Universidade Federal do Norte do Tocantins, a Universidade Federal de Santa Maria e o Centro Universitário da Região da Campanha, do lado brasileiro. Do lado uruguaio, a pesquisa conta com a colaboração da Universidad de la República del Uruguay (professor Mariano Suárez Elias, professor Alejandro Noboa Silva e professor Leonel Del Prado) e da Universidad Nacional de Misiones (professora Diana Mabel Arellano e professor Miguel Amirón), na Argentina.
Para os pesquisadores da Unipampa a aprovação da pesquisa representa um avanço significativo na trajetória de investigação iniciada em 2013 pelo grupo de pesquisa, reforçando o compromisso com o aprimoramento das políticas para a Indústria Criativa na região.
Ao longo dos dois anos de pesquisa estão previstas a realização de workshops, eventos e cursos de qualificação no Rio Grande do Sul, Pará e Tocantins, bem como ações na Argentina e no Uruguai. A iniciativa não só fortalecerá o intercâmbio acadêmico entre os países envolvidos, mas também contribuirá para a compreensão e aprimoramento das políticas na Indústria Criativa, promovendo o desenvolvimento regional e a integração entre diferentes setores da sociedade.

Créditos : Assessoria do PPGPP

O PPGPP obteve verba para apoio a projeto de pesquisa e demais atividades