Página inicial > Radio da unipampa recebe autorizacao para funcionar
Data de publicação 08/11/2021 - 16:01 Atualizado em: 08/11/2021 - 16:01 334 visualizações

Rádio da Unipampa recebe autorização para funcionar

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou na última sexta-feira o ato que autoriza a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) a explorar os serviços de telecomunicações da Rádio Universitária. O veículo de comunicação será implantando no Campus São Borja com o apoio dos cursos de graduação da área de Comunicação Social.

De acordo com o professor da Unipampa, Leandro Comasseto, um dos pioneiros na implantação da Rádio, o projeto iniciou em 2011, quando um grupo de professores visualizou no Plano Básico de Rádio Difusão, do Ministério das Telecomunicação, a disponibilidade de canais educativos para Bagé, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. “Então nós entramos com o processo solicitando, para esses cinco municípios, uma emissora educativa. Na época nós pensamos na criação de uma cadeia de rádios da Unipampa, porque a importância do veículo de comunicação é justamente esse: promover e intensificar a aproximação da Universidade e da comunidade. A Unipampa se fazer mais presente na comunidade, divulgar seus projetos e ações, intensificar as parcerias com a comunidade. Uma rádio pela abrangência e alcance que tem seria um veículo muito importante nesse sentido”, explica ele.

O diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden conta que ainda faltam algumas etapas para a implantação da Rádio, como a autorização do Ministério das Telecomunicações e a assinatura do contrato. “Faz 10 anos que a gente vem trabalhando para que essa emissora seja uma realidade. Vai ser um importante meio de comunicação que vai nos ligar ainda mais à comunidade local e regional. Vai propiciar que a gente possa estar mais próximo da comunidade no dia a dia, de forma mais efetiva. A rádio também vai funcionar como um instrumento de divulgação das ações do Campus”, comenta.

O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, ressalta que existe a expectativa de que a emissora possa iniciar ainda no próximo ano. “A nossa expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2022 ela entre em operação. Ela estará vinculada ao Curso de Comunicação Social, mas a reitoria dará suporte. Ela vai ser muito importante, porque mesmo estando ligada ao Campus São Borja, ela estará ligada aos dez campi, funcionando como um veículo de comunicação da Unipampa que servirá a toda a comunidade e como mais um instrumento de ensino, pesquisa e extensão”.