Página inicial > Unipampa realiza capacitacao de restaurantes universitarios em 10 campi
Data de publicação 26/03/2024 - 16:44 Atualizado em: 26/03/2024 - 16:44 46 visualizações

Unipampa realiza capacitação de Restaurantes Universitários em 10 campi

O treinamento foi direcionado para gerentes e nutricionistas das empresas prestadoras de serviços
Por 2110100929

Em formato de aula expositiva e dialogada, a qualificação dos Restaurantes Universitários (RUs), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foi realizada via plataforma digital Google Meet de 13 a 15 de março. O treinamento teve coordenação da professora do curso de Nutrição do Campus Itaqui, Joice Silveira, em colaboração com a nutricionista Letícia Pires. 

Os temas foram ministrados em três encontros. No primeiro, discutiu-se a elaboração de um cardápio que aliasse e suprisse qualidade, sabor, custo de produção e as necessidades da comunidade acadêmica. No segundo, direcionou-se à composição dos cardápios, garantindo a compreensão de diretrizes e exigências contratuais do Projeto Básico em vigência nos restaurantes da Instituição. Por fim, no último encontro, foi realizada uma atividade prática para que os conhecimentos adquiridos durante as aulas anteriores fossem aplicados através da criação de novos cardápios. 

A ação foi organizada pela Divisão de Gestão dos Restaurantes Universitários (DGRU), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura (Propladi). Os RUs são administrados por empresas terceirizadas, especializadas em serviços de alimentação coletiva. A contratação é feita por meio de licitação, com contrato público gerenciado e fiscalizado por servidores da Unipampa.

A capacitação é uma forma de aprimorar e agregar conhecimento às equipes de nutricionistas atuantes nas empresas prestadoras de serviços. Além de buscar elaborar uma maior variedade de cardápios que não se sobressaiam somente pelo sabor, mas também pela qualidade nutricional exigida nos contratos em vigência estabelecidos.