Início > Sao Gabriel Ppgcb Tem Primeira Defesa de Doutorado
Data de publicação 30/10/2018 - 16:05 Atualizado em: 30/10/2018 - 18:31 1616 visualizações

São Gabriel: PPGCB tem primeira defesa de doutorado

Na manhã desta quinta-feira, 25, o programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) deu mais um passo no processo de consolidação e crescimento: a defesa da primeira tese de doutorado da história do Programa desenvolvido no Campus São Gabriel. Dennis Guilherme da Costa Silva, sob orientação do professor Jeferson Luis Franco, defendeu a tese “Exposição ao fungicida mancozebe resulta em alterações no equilíbrio redox de peixes adultos e em desenvolvimento embrionário”, com a qual obteve o título de doutor.

A banca, composta pelos professores Filipe Victoria, Juliano Boldo, Robson Puntel e Adriana Sassi, além do orientador, avaliou o trabalho pioneiro sobre os efeitos deste fungicida sobre o desenvolvimento em adultos de carpas e embriões de peixes-zebra, tendo tais resultados gerado dois artigos já publicados em revistas de importância na área das Ciências Biológicas I, área de avaliação do PPGCB.

Para o coordenador do PPGCB, professor Filipe Victoria, esse é um momento de consolidação desse programa, que, segundo ele, foi tão desejado pela comunidade acadêmica de São Gabriel. Ele destaca a importância deste programa de pós-graduação para a região do Pampa, possibilitando a formação de qualidade para pesquisas que buscam o desenvolvimento e a inovação nas cidades em que está inserido. O professor relata que o novo doutor já conseguiu uma oportunidade de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), o que, em sua avaliação, demonstra a qualidade dos egressos da Unipampa.