Início > Campus uruguaiana promove semana de prevencao e combate ao assedio sexual
Data de publicação 05/09/2018 - 13:59 Atualizado em 05/09/2018 - 15:09 958 visualizações

Campus Uruguaiana promove Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual

Por Aline Reinhardt da Silveira

O Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promove, de 10 a 14 de setembro, a Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual. Numa iniciativa do grupo de pesquisa TUNA: gênero, educação e diferença e parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Uruguaiana, os cinco dias de programação buscam promover o debate e a conscientização acerca do tema.

Conforme a professora Fabiane Ferreira da Silva, do grupo TUNA e organizadora da ação, a iniciativa surgiu a partir de conversa com a procuradora do MPT Ana Lúcia Stumpf González, que procurou a Unipampa para desenvolver ações de combate ao assédio sexual no ambiente de trabalho. “Além disso, tenho uma orientanda de trabalho de conclusão de curso (TCC) que está pesquisando sobre o assédio na universidade; seu interesse surgiu a partir de práticas percebidas no contexto universitário. Inúmeras pesquisas mostram que o assédio está presente no ambiente universitário, com isso vem a necessidade de prevenção e combate”, relatou.

Um diferencial da programação é contemplar os dois turnos de aulas no Campus. A ideia, segundo a professora, é incentivar os alunos do diurno e noturno que frequentam a Unipampa em turnos diferentes para participarem da ação.

A atividade de extensão está aberta para a comunidade em geral. Confira a programação:

• 10/09 - Mesa de abertura – turno noite
  • Diretor do Campus Prof. Dr. Marcus Querol
  • Coordenador Acadêmico Prof. Dr. Edward Pessano
  • Profa. Dra. Fabiane Ferreira da Silva
  • Dra. Ana Lúcia Stumpf González
  • Introdução ao tema: o que é o assédio sexual? Quais os tipos? Quem são os sujeitos do assédio sexual? Qual a diferença entre assédio sexual, assédio moral e paquera? O que a vítima pode fazer? Como provar o assédio sexual? Quais as consequências para o(a) assediador(a)?

11/09 - 14h às 16h

• Mesa de abertura – turno tarde
  • Diretor do Campus Prof. Dr. Marcus Querol
  • Coordenador Acadêmico Prof. Dr. Edward Pessano