Início > Campus uruguaiana promoveu cursos experimentais de curta duracao novos talentos da rede publica
Data de publicação 17/07/2018 - 16:20 Atualizado em 05/08/2018 - 09:25 603 visualizações

Campus Uruguaiana promoveu Cursos Experimentais de Curta Duração – Novos Talentos da Rede Pública

Entre os dias 18 e 21 de junho ocorreram, no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), os Cursos Experimentais de Curta Duração – Novos Talentos da Rede Pública, os quais são realizados desde 2011 por um vínculo entre o Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (Gensq) e a Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência. O projeto tem como principal objetivo a desmistificação da Ciência, instigando nos alunos o pensamento crítico e a criação de hipóteses em cima de uma proposta dada pela equipe organizadora. Concomitante a isso, há aproximação dos acadêmicos com estudantes de escolas de baixo IDEB, divulgando a Unipampa e, assim, despertando o interesse dos mesmos pela continuidade dos estudos. A formação continuada dos educadores é outro ponto alto do projeto, pois mostra novas possibilidades de levar o assunto às salas de aula de forma mais interessante e dinâmica.

Esse ano, pela segunda vez, a edição foi realizada com alunos do 9º ano do Complexo Escolar Elvira Ceratti (Caic), localizado na periferia da cidade de Uruguaiana, no bairro Vila São Cristóvão. Foram quatro dias de atividades, divididos entre levantamento de teorias, experimentos no laboratório e apresentação dos resultados. Os alunos foram apresentados à Drosophila melanogaster, popularmente conhecida como mosca da fruta, e desafiados a criarem hipóteses do que gostariam de investigar a respeito disso. Temas como reprodução e alimentação foram alguns dos tópicos sugeridos. Após, os estudantes foram levados ao laboratório para que realizassem experimentos a cerca dos temas escolhidos. Para o último dia de curso, na escola Caic, os estudantes foram incentivados a serem criativos e produzirem apresentações diferenciadas sobre os resultados obtidos.

Uma das organizadoras do curso, a graduanda de Licenciatura em Ciências da Natureza, Aline Goulart, definiu a atividade como gratificante, onde há a renovação da motivação em seguir na carreira escolhida e a satisfação por ver o impacto positivo do curso na vida dos alunos. “Foi nítido, até para quem olha de fora, o brilho nos olhos dos alunos, que, na sua grande maioria, se depararam com uma realidade completamente oposta ao que estão acostumados, tendo, assim, seus horizontes abertos a novas possibilidades”, afirmou.

A atividade foi coordenada pelo professor Vanderlei Folmer e envolveu acadêmicos de diferentes cursos, vinculados ao Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ).

Com informações de Maria Gabriela Konzen Loureiro