Início > Curso de medicina veterinaria promove semana academica
Data de publicação 12/04/2019 - 12:08 Atualizado em 12/04/2019 - 12:42 596 visualizações

Curso de Medicina Veterinária promove Semana Acadêmica

Evento ocorre de 09 a 11 de abril e reúne cerca de 300 participantes
Por Franceli Couto Jorge

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio de seu Diretório Acadêmico, realiza, entre os dias 09 e 11 de abril, a nona edição da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (Semavet). O evento, com periodicidade anual, tem como objetivo abranger diversas áreas do conhecimento do médico veterinário, complementando a formação dos acadêmicos e aproximando-os do mercado de trabalho.

A Semana Acadêmica de Medicina Veterinária ocorre no Salão de Atos do Campus Uruguaiana e conta com 20 palestras ao longo dos três dias do evento. Entre os temas debatidos no primeiro dia estão: escala do sucesso; técnicas reprodutivas e suas aplicabilidades em gado de corte; desenvolvimento pessoal e de carreira; ultrassonografia intervencionista e emergencial – técnicas e aplicações; tecnologia de abate e mercado da carne de ovinos – mudança da legislação e o Sisbi em Alegrete; CRMV – responsabilidade profissional do médico veterinário e Catfriendly na abordagem clínica e comportamental de felinos. Houve também um bate papo empreendedor com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na quarta-feira, 10, os assuntos abordados nas palestras foram: a vida acadêmica no Brasil; a inclusão da fisioterapia na rotina da clínica e cirurgia veterinária; aquicultura e o médico veterinário; fisioterapia: tratamento alternativo? Apresentação de casos clínicos; desafios encontrados nas fazendas leiteiras; mastite: manejo, perdas econômicas e tendências para o futuro e carrapato bovino: o cenário da resistência no estado do Rio Grande do Sul e algumas medidas de controle. A atividade encerrou com uma roda de conversa com os egressos do curso na Unipampa.

Nesta quinta-feira, 11, a programação inicia às 13h30 e inclui no debate temas como as construções da vida acadêmica para o futuro; bem estar em suínos – utopias e possibilidades; aplicações da termografia em equinos; afecções do neonato equino e Payão Pellegrine – resistência microbiana. O encerramento da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária está marcado para as 19h.