Início > Emenda parlamentar destina verba para viabilizar projeto arquitetonico para hospital universitario
Emenda parlamentar destina verba para viabilizar projeto arquitetônico para Hospital Universitário do Pampa (HUP)
Data de publicação 04/04/2024 - 16:50 Atualizado em 04/04/2024 - 16:58
Por Tatiana de Oliveira Petry

No dia 09 de março de 2024, integrantes da Comissão Pró-Hospital Universitário do Pampa receberam, no campus Uruguaiana da Unipampa, o deputado federal Heitor Schuch. O encontro teve por objetivo a oficialização da emenda parlamentar de 500 mil reais destinada a viabilizar o projeto arquitetônico do Hospital Universitário do Pampa (HUP).

Durante o encontro, o docente do campus Uruguaiana, Marcus Vinicius Morini Querol, ex-vice-reitor da Unipampa e membro da referida Comissão, destacou a importância do projeto e o histórico de empenhos realizados com vistas a que o Hospital Universitário do Pampa, 100% SUS, se torne uma realidade.

O reitor da Unipampa, Edward Frederico Castro Pessano, assinalou a importância histórica do projeto e das suas origens nos movimentos sociais, agradeceu ao campus Uruguaiana por acolhê-lo, e reafirmou que a Unipampa estará sempre comprometida com o desenvolvimento regional dos municípios onde está inserida, inclusive com a futura duplicação da BR, que poderia andar em paralelo a construção desse novo hospital.

A diretora do campus Uruguaiana, profa. Cheila Denise Ottonelli Stopiglia apresentou os passos que foram dados até então, bem como os próximos passos para prosseguimento do projeto, sobretudo para inclusão definitiva do projeto no Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM), com a possibilidade de captação de aproximadamente 80 milhões de reais para construção do primeiro módulo, de pediatria e cardiologia.

O representante do movimento sindical, Olíbio Freitas, também integrante da Comissão, reforçou a importância do controle social e retomou a caminhada que foi construída com a população e com os movimentos social e sindical desde 2011 pela construção de um novo hospital 100% SUS em Uruguaiana.

O deputado federal Heitor Schuch acolheu as apresentações feitas pelos representantes da Comissão e reforçou seu apoio ao projeto proposto, reconhecendo as carências assistenciais dessa região e a importância estratégica que um novo hospital, alinhado com os cursos de saúde do campus Uruguaiana, pode ter para a região.

O acadêmico de medicina e representante discente, Arthur Domingues, reforçou por fim a necessidade de um novo hospital para potencializar a formação em saúde e materializar oportunidades de fixação para os (as) profissionais que aqui se formam.

O professor do curso de Fisioterapia e também integrante da Comissão, Franck Maciel Peçanha, apontou para a necessidade de reconhecer os dados subnotificados em relação a encaminhamentos para tratamento fora de domicílio dos municípios da fronteira e óbitos de pacientes em condições de carência assistencial.

Também estiveram presentes na reunião a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unipampa, Mara Ruybal; o ex-prefeito de Uruguaiana, também integrante da Comissão, Luiz Augusto Schneider e o presidente estadual do PSB Mário Bruck.

* Com informações da integrante da Comissão Pró-Hospital Universitário do Pampa e diretora do Campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia

 

Encontro referente a destinação de verba para projeto arquitetônico do Hospital Universitário do Pampa (HUP)

Encontro referente a destinação de verba para projeto arquitetônico do Hospital Universitário do Pampa (HUP)

Encontro referente a destinação de verba para projeto arquitetônico do Hospital Universitário do Pampa (HUP)