Início > Projeto visa conscientizar populacao sobre o controle de verminoses em animais
Data de publicação 16/07/2015 - 15:29 Atualizado em 08/07/2018 - 01:12 872 visualizações

Projeto visa conscientizar a população sobre o controle de verminoses em animais

Vacinação e posse responsável de animais também são discutidas pelo projeto Quatro Patas
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do Programa de Educação Tutorial (PET) de Veterinária, desenvolve o projeto de extensão Quatro Patas. O objetivo da ação é realizar um censo referente à população de cães e gatos no loteamento Papa João Paulo II, na cidade de Uruguaiana, e desenvolver atividades de conscientização da população local sobre o controle de verminoses e vacinação em animais.

O loteamento possui 916 casas populares, organizadas em 32 quadras. Para realizar a coleta de dados, foram aplicados questionários que abordavam perguntas como: número de moradores da residência, número de animais, interesse do proprietário na castração dos animais, controle de verminoses e vacinação.

Conforme a pesquisa, foram investigados 86,9% dos domicílios do loteamento. Os resultados do censo mostram que 72,4% das casas possuem cães e/ou gatos. Da população investigada, 42,4% são crianças. Para o acadêmico do curso de Medicina Veterinária, Tainã Luís de Souza, este é um número elevado, além disso, as crianças possuem contato intenso com os animais, fato que aliado aos comportamentos e hábitos de higiene pode facilitar a transmissão de zoonoses.

Do total de 1.241 animais, 83,5% são cães e 16,5% representam a população de gatos. Apenas 31,5% do total destes animais receberam, pelo menos uma vez durante a vida, algum tipo de vermífugo, apesar do baixo custo e fácil acesso a estes medicamentos.

Souza explica que a falta de orientação dos proprietários de cães em relação ao uso de vermífugos e o correto manejo higiênico-sanitário, somados aos fatores climáticos (temperatura e unidade), ocasionam a proliferação de diversos parasitos. Por isso, faz-se necessária a orientação correta de um profissional, visando evitar o risco de transmissão para a população em geral.

Por meio do projeto de extensão, evidenciou-se a necessidade de ampliação do debate sobre os benefícios da castração, visando conscientizar a população local. Além disso, o acadêmico ressalta que palestras informativas sobre a temática são imprescindíveis, assim como, a confecção de carteiras de identificação com informações sobre os cuidados básicos que os proprietários precisam ter com os animais de estimação. Estas e outras ações estão sendo executadas pelo projeto.

Para saber mais sobre este e outros projetos de ensino, pesquisa e extensão do curso de Medicina Veterinária, acesse o site do PET Veterinária.