Início > Unipampa inicia formacao sobre educacao para relacoes etnico raciais para professores da educacao
Data de publicação 22/04/2024 - 14:30 Data de atualização: 24/04/2024 - 15:17

Unipampa inicia formação sobre educação para as relações étnico-raciais para professores da Educação Básica

Por Emanuelle Tronco Bueno

Na última semana de março, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Santana do Livramento, promoveu o encontro presencial de abertura do "Projeto Interdisciplinar de Formação em Educação para as Relações Étnico-raciais junto aos Docentes da Educação Básica". A ação é voltada aos professores Educação Básica. Este projeto é desenvolvido com recursos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), com um investimento de R$ 100 mil. Após a conclusão deste primeiro módulo, o Projeto segue em andamento e, nos próximos meses, está sendo desenvolvido a segunda etapa da proposta.

Participaram da solenidade de abertura: a coordenadora geral da Secadi, Valquiria Santos Silva; o coordenador do projeto, Paulo Silveira; a coordenadora pedagógica, Marta Messias; o ex-reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge; e, a representante do Fórum Estadual de Educação e Diversidade, Valeska Gomes. Durante as falas dos participantes da mesa de abertura, foi apresentado o projeto aos cursistas e enfatizado que a expectativa da ação é contribuir com a melhoria das práticas pedagógicas voltadas ao combate ao racismo na Educação Básica.

Sobre o projeto:

Este projeto de extensão intitulado "Projeto Interdisciplinar de Formação em Educação para as Relações Étnico-raciais junto aos Docentes da Educação Básica" integra a política nacional da Secadi/MEC. Neste ano, estão previstos o desenvolvimento de doze cursos de aperfeiçoamento em todo o país em parceria com institutos e universidades federais. A realização será semipresencial, organizada em seis módulos de formação e tendo foco na qualificação para o cumprimento das leis que definem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, abrangendo os níveis de ensino fundamental e médio.

Os cursistas são professores da Educação Básica da região de abrangência da Unipampa e da região metropolitana. A formação objetiva formar multiplicadores para ações de Educação para as Relações Étnico-raciais. Neste sentido, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) da Unipampa atuam na mediação com os cursistas. Para a efetiva execução da proposta, há a parceria das coordenadorias regionais de educação e secretarias municipais de educação do Rio Grande do Sul, além da participação do Fórum Estadual de Educação e Diversidade.

Tags: Reitoria