Início > Comunidade universitaria escolhera equipes diretivas dos campi na quarta feira 26
Data de Publicação 25/10/2016 - 12:04 Atualizado em 26/10/2016 - 18:01 2621 visualizações

Comunidade universitária escolherá as equipes diretivas dos campi na quarta-feira, 26

Eleição ocorrerá nas dez Unidades Universitárias, das 9h às 21h
Por Franceli Couto Jorge

Na próxima quarta-feira, 26, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) escolherá as equipes diretivas de cada Unidade Universitária. A eleição para os cargos de direção, coordenações acadêmica e administrativa ocorre nos dez campi, das 9h às 21h, de forma ininterrupta. Ao todo, concorrem 18 chapas.

Poderão participar da eleição, na qualidade de votantes, todos os servidores lotados no campus até a data da publicação da lista de votantes, assim como, os alunos regularmente matriculados na Unidade. Cada votante terá direito a um único voto, mesmo que se enquadre em mais de uma categoria de votantes previstas, prevalecendo sempre a categoria com registro mais antigo.

Para conferir se você está habilitado como votante, acesse a lista divulgada no site do Conselho Universitário nesta terça-feira, 25, após recursos. A Comissão Eleitoral Geral esclarece que após reunião realizada entre esta, a Procuradoria Jurídica da Unipampa e o vice-reitor da instituição, professor Maurício Aires Vieira, o processo eleitoral reconhece como votantes os servidores que se encontram afastados para estudos ou licença para tratamento da saúde.

Os locais de votação em cada Unidade Universitária serão divulgados pelas Comissões Eleitorais Locais. A ordem de votação será a chegada do eleitor na seção. É preciso apresentar documento oficial com foto e ouvir as orientações dos mesários. Após a conferência e assinatura da lista de eleitores, o votante receberá a cédula que conterá o nome das chapas com os respectivos integrantes e cargos, por ordem de inscrição, antecedidos do número de ordem e de um retângulo em branco. É vedado o voto por procuração e por correspondência.

A apuração dos votos iniciará, imediatamente, ao término da votação e será feita pela Comissão Eleitoral Local. Os votos serão contados, separadamente, por categoria. A homologação do resultado final está prevista para o dia 01 de novembro e a homologação dos resultados pelo Consuni será realizada na reunião do dia 15 de dezembro. A posse das equipes diretivas dos campi está prevista para fevereiro de 2017.

Durante o processo eleitoral, surgiram muitas dúvidas quanto à lotação e exercício de servidores. Os principais questionamentos e suas respectivas respostas podem ser consultados nos Memorandos números 02/2016/CEG e nº 11/2016/CEG.

A participação da comunidade universitária

Durante o período destinado à campanha eleitoral foi possível acompanhar o interesse da comunidade acadêmica. Na apresentação das propostas e nos debates entre as chapas, alunos, professores e técnico-administrativos em educação prestigiaram, questionaram e propuseram melhorias em suas unidades.

Para o discente do décimo semestre do curso de Relações Públicas, Lucas Costa Correa, a eleição pode refletir de várias formas na vida acadêmica, entre elas, cita a relação entre o campus e a comunidade, além de parcerias com a gestão política da cidade onde os campi estão inseridos. “O gestor do campus tem um papel fundamental em manter essas relações com a comunidade, pois possibilita a aceitação da população e traz visibilidade local para nossa universidade”, acredita.

É a segunda vez que Correa participa da eleição em seu campus. O estudante conta que vota por se sentir parte da Universidade. “É uma forma efetiva de ter meus interesses representados pelo candidato que escolhi – ele sendo eleito ou não. Acredito, também, que todos nós devemos fazer a nossa parte nessas questões de interferem, diretamente ou indiretamente, na vida acadêmica”. Correa afirma que é muito importante a participação dos discentes na votação. “A equipe gestora defende os interesses dos acadêmicos com as demais áreas, entre elas a reitoria. Pelo fato da nossa universidade ser multicampi, o gestor deve ser capaz de articular e direcionar os recursos de forma coerente”, diz.

O servidor Mauricio Stock dos Santos, que votará pela primeira vez na Universidade, defende como fundamental a importância do envolvimento na escolha dos gestores. “Assim tu ficas mais próximo da decisão que o diretor do campus tomará e será mais acessível solicitar o comprometimento dos futuros gestores”, conclui.

Infográfico sobre o processo eleitoral

• Documentos relacionados:

Edital nº 03/2016 - Consuni - Eleição para cargos de direção, coordenação administrativa e acadêmica das Unidades

Errata do Edital nº 03/2016 - Eleição para cargos de direção, coordenação administrativa e acadêmica das Unidades (Cronograma)

Homologação Final das Inscrições do Edital nº 03/2016 - Eleição para os cargos de direção, coordenação administrativa e acadêmica das Unidades

Lista de votantes de servidores e discentes de cada Unidade Universitária

Contatos das Comissões Eleitorais Locais e Comissão Eleitoral Geral