Início > Curso de licenciatura em ciencias da natureza ead uab obtem nota maxima em avaliacao do mec
Data de Publicação 24/04/2024 - 21:59 Atualizado em 25/04/2024 - 11:29 196 visualizações

Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza EaD UAB obtém nota máxima em avaliação do MEC

Por Sofia Viero Sorgetzt

O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, ofertado pelo Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) na modalidade de educação à distância (EaD), obteve o conceito 5, ou seja, a nota máxima na avaliação de Reconhecimento de Curso realizada pelo Ministério da Educação (MEC)

O processo avaliativo abrangeu análise de documentos e visita virtual realizada entre os dias 10 e 12 de abril. Foram analisadas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. A coordenadora do curso, Simone Pinton, atribui o sucesso na avaliação do MEC a diversos fatores, como a experiência dos docentes. Os professores têm atuação na educação básica e no ensino superior, inclusive nos cursos de licenciatura presenciais da Unipampa. A equipe de tutores, que atuam mais próximos dos alunos, segundo Simone, também contribuiu significativamente na obtenção da nota 5.

A coordenadora da licenciatura em Ciências da Natureza também agradece todo o apoio institucional e técnico da Unipampa e lembra que a conquista da nota máxima reflete a qualidade de ensino do curso, da instituição e de todos os atores envolvidos. Simone declara que essa qualidade será levada pelos egressos para onde eles forem atuar na educação.

Outro ponto listado por Simone é que o resultado da avaliação do MEC permite à equipe do curso de Ciências da Natureza pensar na possibilidade de abertura de uma nova turma nos próximos anos em outras cidades, com foco nos potenciais alunos que não têm acesso a instituições de ensino dos grandes centros urbanos.

O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza teve início em 2021 em oferta única com 200 vagas distribuídas em 5 polos: Cachoeira do Sul, Cacequi, Faxinal do Soturno, Gramado e Quaraí. Forma professores para atuarem na área de ciências no Ensino Fundamental e química, física e biologia no Ensino Médio.