Início > Editais da propesq valorizam produção científica feita na universidade
Data de Publicação 03/06/2015 - 11:53 Atualizado em 03/06/2015 - 11:53 1987 visualizações

Editais da Propesq valorizam produção científica feita na Universidade

Apoio a Grupos de Pesquisa e a Programas de Pós-Graduação tem resultado conhecido
Por Aline Reinhardt da Silveira

A Pró-Reitoria de Pesquisa divulgou o resultado de dois editais essenciais para o fomento à investigação científica na Universidade Federal do Pampa: o edital de apoio a Grupos de Pesquisa e o edital de apoio a Programas de Pós-Graduação. Os resultados podem ser conferidos na página da Propesq.

Ambos programas de apoio estão em sua quarta edição, e são lançados desde 2012. A principal novidade nesta edição é a valorização da produção científica realizada dentro da Unipampa.  Conforme destaca o pró-reitor Eduardo Ceretta, o critério para ser contemplado pela faixa mais alta de apoio foca na pesquisa desenvolvida efetivamente na Unipampa, que inclui a comunidade acadêmica interna. “Isso é política nossa de incentivo à produção científica com os discentes. Queremos que os alunos sejam envolvidos como coautores dos trabalhos”, explica.

Outro diferencial fica por conta do incremento de 30% no custeio contemplado para grupos que não solicitam equipamentos e geralmente concentram seus recursos em saídas de campo, diárias para as atividades externas, entre outros.  A Propesq, agora, realiza a comunicação direta aos grupos e programas selecionados, orientando sobre os procedimentos para utilização dos recursos solicitados e recebidos.

No edital de apoio a Grupos de Pesquisa, dos 99 grupos certificados na Unipampa, 54 participaram do edital. Desses, 50 tiveram suas solicitações aprovadas. A avaliação é realizada por 41 avaliadores internos oriundos de todos os campi. Cada proposta é avaliada quatro vezes: duas à distância, uma presencial e outra pela equipe da Pró-Reitoria.

Ceretta ressalta o cuidado para que os avaliadores não avaliem propostas oriundas de seu próprio campus. Já o edital de apoio a Programas de Pós-Graduação conta com uma equipe de 13 avaliadores de vários campi. “Do nosso ponto de vista, a processo [de avaliação pelos pares] é muito transparente. A comissão tem total liberdade para avaliar”, comenta. Todos os resultados e membros das comissões avaliadores podem ser conferidos no site da Propesq.