Início > Processo seletivo para letras portugues ead oferece 150 vagas
Data de Publicação 21/12/2016 - 18:44 Atualizado em 15/02/2017 - 08:42 10480 visualizações

Processo seletivo para Letras Português EAD oferece 150 vagas

O período das inscrições inicia em 20 de janeiro
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou na última terça-feira (20) o edital que rege o processo seletivo específico para ingresso no curso de graduação de Licenciatura em Letras Português na modalidade à distância (EAD) para o primeiro semestre de 2017. Estão disponíveis 50 vagas em cada um dos polos (Alegrete, Santa do Livramento e Jaguarão). As inscrições podem ser feitas a partir do dia 20 de janeiro por interessados de todo o Brasil.

O curso será oferecido, inicialmente, em três polos, nos Campi Alegrete, Jaguarão e Santana do Livramento. A seleção dos candidatos para as vagas disponibilizadas será feita, exclusivamente, pelos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2014, 2015 e 2016.

De acordo com o vice-reitor da Unipampa, Maurício Aires Vieira, a educação à distância é uma forma de democratizar não só o ensino superior na sua formação inicial, como também projetos de extensão, de capacitação e de instrumentalização. “O EAD representa uma ampliação e, ao mesmo tempo, a possibilidade de chegarmos a locais onde o ensino, de forma presencial, ainda não chegou. Isso representa para o futuro da educação superior maiores oportunidades, um cardápio de sugestões, de oferta, de capacitações e de situações. Representa uma ampliação da educação superior em todos os sentidos, cenários, regiões”, explica ele.

Mas Vieira alerta que, na modalidade à distância, é necessário uma postura diferenciada. “O aluno do EAD, além das características necessárias no presencial, deve ter outras também. Necessita cuidado com a leitura, estabelecer uma rotina de trabalho, uma perspicácia com os instrumentos tecnológicos. Ela também exige mais do hábito da leitura e da interpretação que, talvez, a presencial não atenham com tanta veemência.”, ressalta.

Em cada um dos polos será reservada uma vaga para candidatos com deficiência; 10 para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas; três para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salários mínimo e que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas; 10 para candidatos, independentemente da renda, que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas; duas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas; e 24 para ampla concorrência.

O candidato deve efetuar sua inscrição, entre os dias 20 de janeiro a 10 de fevereiro de 2017, no endereço eletrônico Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). Além dos dados pessoais, o aluno deve informar os resultados obtidos no Enem, podendo escolher a nota entre 2014, 2015 ou 2016. Só poderá ser indicado um único ano do Exame Nacional.

Em breve, a Unipampa também irá oferecer, na modalidade à distância, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso de Licenciatura em Letras Português (nos municípios de Cacequi, São Sepé, Hulha Negra, Quaraí e Itaqui), também será lançado o edital para o processo seletivo do Curso de Gestão Pública Municipal, com polos em Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Quaraí, São Sepé, Itaqui, Cacequi e Hulha Negra.

Inscrições -  20 de janeiro até 10 de fevereiro 2017

Publicação da lista de selecionados e suplentes – 15 de fevereiro

Matrícula dos candidatos selecionados – 20 de fevereiro até 21 de fevereiro

Publicação da primeira chamada de suplentes – 24 de fevereiro