Início > Unipampa participa de encontro nacional de pro reitores de pesquisa e pos graduacao
Data de Publicação 07/12/2016 - 09:10 Atualizado em 07/12/2016 - 09:10 1733 visualizações

Unipampa participa de Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

Com o tema “A pesquisa e a pós-graduação no cenário nacional, internacional e da educação básica”, ocorreu, entre os dias 23 e 25 de novembro, o XXXII Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop 2016), em Manaus. O evento reuniu cerca de 200 pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação ou ocupantes de cargos equivalentes nas Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa sediados em todos os estados brasileiros. A Unipampa foi representada pelo pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Pedro Rebés Lima.

O evento permitiu a discussão de temáticas fundamentais sobre a educação brasileira no que concerne a estratégias governamentais para pesquisa, pós-graduação e inovação; avaliação e o impacto social da pós-graduação; integração da pós-graduação com a educação básica; programa Ciência sem Fronteiras e cooperação internacional; as estratégias de financiamento da pesquisa e da pós-graduação em tempos de crise; e Marco Regulatório da Ciência e Tecnologia.

A conferência de abertura foi proferida pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Afonso Baeta Neves, com o tema “Estratégias governamentais para Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação”. Segundo o presidente, o Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação é grande parceiro da Capes na definição das políticas públicas.

Neves destacou que o orçamento da Capes em 2017 será relativamente maior que os últimos anos, havendo expectativa da ampliação e recuperação de parte da concessão de bolsas e de auxílios que têm sido mantidos em um patamar muito contido. O presidente da Capes confirmou o comprometimento da Instituição de apoiar projetos de fortalecimento de internacionalização das universidades. Afirmou, ainda, a importância de fomento à pesquisa no país e que recursos para a pesquisa precisam estar disponíveis.

A programação do evento contou com mesas-redondas, painéis e conferências. Todas as atividades podem ser conferidas no site do Encontro.

Com informações do professor José Pedro Rebés Lima

• Evento reuniu cerca de 200 pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação - Foto: Joelma Sanmelo
    • Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul - Foto: Divulgação